Investigação do perfil de expressão do CFTR em subtipos de câncer gástrico: análise de expressão diferencial, coexpressão e vias biológica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

28-11-2024

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

FORTE, Camila Sinimbú. Investigação do perfil de expressão do CFTR em subtipos de câncer gástrico: análise de expressão diferencial, coexpressão e vias biológicas. Orientador: Gilderlanio Santana de Araújo. 2024. 44 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica e Biomédica) – Faculdade de Engenharia Elétrica e Biomédica, Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7629. Acesso em:.
Para investigar o potencial do gene Regulador de Condutância Transmembrana da Fibrose Cística (CFTR) nos subtipos de câncer de estômago realizamos a análise de expressão gênica diferencial em seis subtipos de câncer de estômago usando dados do The Cancer Genome Atlas Stomach Adenocarcinoma (TCGA-STAD). Al´em disso, para cada subtipo de câncer, exploramos módulos de genes coexpressos utilizando o CEMiTool e análises de super-representação de vias funcionais. Para aprimorar nossa análise, integramos redes de interação gene-gene e análises de ontologia gênica, a fim de identificar o papel do CFTR e seu interatoma. A análise de coexpressão demonstrou que o CFTR interage com 58 genes no subtipo de câncer de células em anel de sinete, sugerindo que ele desempenha um papel específico em redes regulatórias mais amplas, em vez de exibir mudanças fortes e independentes nos níveis de expressão. Apesar de seu papel hipotetizado, não observamos expressão diferencial significativa do gene CFTR em uma análise abrangente de 15 comparações pareadas entre seis subtipos moleculares de adenocarcinoma gástrico para o STAD-TCGA. Embora o CFTR não tenha atendido individualmente aos critérios para expressão diferencial, uma investigação mais aprofundada revelou percepções sistêmicas sobre seu envolvimento no câncer gástrico. O CFTR pode desempenhar um papel crítico na biologia tumoral, influenciando o comportamento de genes coexpressos e suas vias relacionadas. Esses achados sugerem que o CFTR pode influenciar a progressão do câncer por meio de interações complexas gene-gene e modulação de vias.

Fonte

Fonte URI

Disponível na internet via correio eletrônico:bibliotecaitec@ufpa.br