Medidas de engenharia de tráfego para melhorar o acesso ao portão 1 do Campus Universitários do Guamá

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Data

04-11-2024

Título(s) alternativo(s)

Traffic engineering measures to improve access to gate 1 of the Guamá University Campus

Tipo de acesso

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AMORAS JUNIOR, Antonio Carlos Monteiro; MATOS, Matheus Pamplona de. Medidas de engenharia de tráfego para melhorar o acesso ao portão 1 do Campus Universitários do Guamá. . Orientador: Marcelo Figueiredo Massulo Aguiar. 2025. 70 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Faculdade de Engenharia Civil, Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7613. Acesso em:.
Engenharia de Tráfego é essencial para qualquer cidade que almeja manter uma boa fluidez de tráfego em suas vias de acesso, pois seu foco está em planejar, organizar e gerenciar o fluxo de veículos e pedestres de forma segura e eficiente. No entanto, existem muitos problemas a serem resolvidos na cidade de Belém, a exemplo o acesso ao Portão 1 do Campus Universitário do Guamá. Portanto, o objetivo geral do estudo é propor medidas de Engenharia de Tráfego para melhorar a fluidez e a segurança na confluência da Avenida Bernardo Sayão com a Rua Augusto Corrêa, por meio da separação física entre os sentidos de tráfego e da instalação de um dispositivo de retorno, como uma rotatória, na Rua Augusto Corrêa. Essa proposta busca reduzir os pontos de conflito viário, garantir a implementação de sinalizações adequadas e além disso, o estudo considera o impacto dos Polos Geradores de Tráfego (PGTs) no local, visto que essas áreas aumentam o volume de veículos e influenciam a segurança e a qualidade do tráfego no entorno. Para isso foram utilizados os métodos de contagem de tráfego; classificação dos veículos através de registro de imagens e avaliação da geometria de intervenção. Essa etapa aconteceu nos três principais horários de pico de um dia normal de atividades acadêmicas na UFPA, durante uma hora em cada período. Os dados indicaram que a separação física e a rotatória proposta reduziriam os pontos de conflito, além da geometria viária acomodando os veículos críticos. A análise evidenciou que essas intervenções atenderiam às demandas de segurança e melhorariam a mobilidade, beneficiando a segurança de pedestres e motoristas. Conclui-se que as intervenções sugeridas são eficazes e potencialmente vantajosas para a organização e segurança do tráfego na área estudada, demonstrando que as propostas contribuem para uma gestão viária mais eficiente e segura.

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Disponível na internet via correio eletrônico:bibliotecaitec@ufpa.br