Educação de surdos: desafios para o ensino da língua brasileira de sinais na rede regular de ensino

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Tipo de Documento

Trabalho de Curso - Graduação - Artigo

Data

22-12-2023

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Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

ROCHA, Bruno Santos. Educação de surdos: desafios para o ensino da língua brasileira de sinais na rede regular de ensino. Orientadora: Vívian da Silva Lobato. 2023. 13 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Soure. 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7609. Acesso em:.
Este trabalho tem como objetivo analisar os desafios para o ensino da Língua Brasileira de Sinais aos estudantes surdos na rede regular de ensino. Aborda aspectos ligados a Educação de Surdos e a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS como língua materna dos surdos, apontando os desafios para a prática docente no ensino de libras. A pesquisa é de cunho bibliográfico e documental. Os dados foram coletados e sistematizados a partir de produções acadêmicas e científicas que tratam da temática, utilizando-se os aportes teóricos de Ribeiro (2019), Lacerda (1998), Mantoan (2004), Brasil (1988; 1996; 2015), dentre outros, que dialogam a respeito da temática em questão. Os resultados apontam que a prática docente para o ensino de Libras ainda é cercada por inúmeros desafios, como a efetivação de políticas públicas, falta de formação continuada, materiais e métodos pedagógicos para atuar com os estudantes surdos. Para tanto, conclui-se que os desafios estão tanto no acesso quanto na permanência desses alunos surdos na escola regular.

Fonte

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Disponível na internet via correio eletrônico: bibabaetetuba@ufpa.br

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