Residência pedagógica: um olhar sobre o papel da avaliação diagnóstica e da intervenção pedagógica no processo da leitura e escrita nos anos iniciais

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

19-06-2024

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

SANTOS, Camila da Silva. Residência pedagógica: um olhar sobre o papel da avaliação diagnóstica e da intervenção pedagógica no processo da leitura e escrita nos anos iniciais. Orientadora: Maria do Socorro Pereira Lima. 2024. 23 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7574. Acesso em:.
Este artigo tem como objetivo analisar o papel da avaliação diagnóstica e da intervenção pedagógica no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais. A questão que norteou a pesquisa foi: Como as intervenções pedagógicas baseadas nos resultados da avaliação diagnóstica podem contribuir para o desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem inclusivo e eficaz nos anos iniciais? A pesquisa tem cunho qualitativo, e se procedeu através da pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com a técnica da observação participante para coleta de dados, realizada durante o Programa Residência Pedagógica, em uma escola municipal localizada no município de Abaetetuba. Para dar embasamento teórico, utilizamos autores que colaboram nos campos da avaliação educacional, alfabetização e letramento e intervenção pedagógica e que nos ajudam a entender conceitos na educação, tais como: Hoffmann (2012), Ferreiro e Teberosky (1996), Magda Soares (2020), Freire (1984), entre outros. Os resultados desta investigação apontam com base numa avaliação diagnóstica realizada numa turma de 4º ano do ensino fundamental, em que os alunos neste ano de escolaridade deveriam estar apenas com problemas relacionados à escrita ortográfica, foi percebido um significativo número de alunos que ainda apresentam muitas dificuldades em relação a leitura e escrita, necessitando de intervenções didáticas que solucionem problemas que os impedem de avançar na leitura e escrita.

Fonte

Fonte URI

Disponível na internet via correio eletrônico: bibabaetetuba@ufpa.br

Aparece na Coleção