Evasão escolar na educação de jovens e adultos

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04-07-2024

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NUNES, Michelli dos Santos. Evasão escolar na educação de jovens e adultos. Orientador: Alexandre Augusto Cals e Souza. 2024. 26 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Tomé-Açu, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7558. Acesso em:.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que busca oferecer oportunidades de aprendizado para aqueles que não tiveram acesso ou não concluíram a educação básica na idade adequada. Apesar dos esforços para democratizar o acesso à educação, a evasão escolar na EJA continua sendo um desafio significativo. O objetivo geral desta pesquisa é investigar as causas e consequências da evasão na Educação de Jovens e Adultos, buscando compreender os fatores que contribuem para esse fenômeno e propor estratégias para enfrentá-lo, considerando a realidade do estado do Pará, em escolas municipais da educação básica como Ipixuna do Pará. E por objetivos específicos identificar os principais motivos que levam os alunos a abandonar os estudos, analisar o impacto da evasão na vida pessoal e social dos alunos, e analisar a proposta de intervenção e políticas educacionais são os objetivos específicos desta pesquisa. Utilizando uma abordagem bibliográfica, exploratória, qualitativa e descritiva, a pesquisa revela que questões socioeconômicas, infraestrutura inadequada, material didático insuficiente e a necessidade de melhor capacitação docente são fatores críticos que contribuem para a evasão escolar. O impacto da evasão é profundo, afetando negativamente a inclusão social e as oportunidades de desenvolvimento dos indivíduos. Portanto, é essencial desenvolver políticas educacionais e intervenções específicas que melhorem as condições de aprendizagem e promovam a permanência dos alunos na EJA.

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Disponível na internet via correio eletrônico: bibabaetetuba@ufpa.br

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