Classificação e arranjo: a trajetória de uma função por meio dos quadros de arranjo do Arquivo Público do Estado do Pará

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

19-05-2016

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

COSTA, Cristian Mayko Carvalho da. Classificação e arranjo: a trajetória de uma função por meio dos quadros de arranjo do Arquivo Público do Estado do Pará. Orientador: Thiago Henrique Bragato Barros. 2023. 66 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Arquivologia) – Faculdade de Arquivologia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7403. Acesso em:.
A Classificação Arquivística é uma atividade primordial para o desenvolvimento da prática Arquivística, cujos objetivos são primordialmente, organizar, preservar e promover o acesso às informações registradas nos documentos arquivísticos. Nesse sentido, esses documentos possuem características específicas que necessitam de fundamentos teóricos e metodológicos próprios para o seu tratamento, visando a preservação da relação orgânica que eles têm com o seu produtor e entre si, garantindo, desse modo, o contexto de produção documental. Dito isso, o objetivo desta pesquisa foi realizar um estudo de caso para compreender, a partir dos quadros de arranjo do Arquivo Público do Estado do Pará, os critérios utilizados por essa instituição arquivística para empreender a classificação/arranjo dos documentos que compõem o seu acervo. Os objetivos específicos foram realizar uma revisão bibliográfica sobre os princípios teóricos e metodológicos da classificação/arranjo de documentos arquivísticos; analisar os quadros de arranjo dos fundos existentes no Arquivo Público do Estado do Pará e refletir sobre esses critérios utilizados em contraponto com a teoria arquivística. Assim, para alcançar os objetivos propostos, realizamos uma pesquisa bibliográfica de cunho teórico e documental, que nos permitiu analisar os postulados teóricos da classificação e do arranjo na Arquivística, bem como compreender a construção dos quadros de arranjo do Arquivo Público do Estado do Pará, dentro de uma investigação histórica feita sobre os instrumentos de pesquisa desenvolvidos pela instituição, bem como possibilitou as discussões sobre o contexto administrativo da instituição. Assim, nota-se que a classificação na Arquivística é uma operação que deve pautar-se sobre os princípios da proveniência e da ordem interna original a fim de garantir a preservação da relação orgânica. Nota-se que enquanto uma instituição arquivística o Arquivo Público do Estado do Pará tem enfrentado vários desafios quanto às metodologias de tratamento documental e de realização de seus serviços como órgão central da política Arquivística estadual, em virtude da ausência de Arquivistas.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI

Disponível na internet via correio eletrônico: biblio-icsa@ufpa.br