A visão dos europeus sobre o Novo Mundo segundo as crônicas de Pero de Magalhães de Gândavo e Jean de Léry: medos e perspectivas desta terra chamada Brasil

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

25-10-2024

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

OLIVEIRA, Fernanda de Sousa. A visão dos europeus sobre o Novo Mundo segundo as crônicas de Pero de Magalhães de Gândavo e Jean de Léry: medos e perspectivas desta terra chamada Brasil. Orientador: Wesley Garcia Ribeiro Silva. 2024. 25 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em História) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7398. Acesso em:.
Esta pesquisa consiste em analisar os medos e perspectivas que levaram os viajantes europeus a adentrarem o Atlântico em busca deste Novo Mundo a partir das crônicas de Jean de Léry e Pero de Magalhães de Gândavo. A analise foi desenvolvida mediante a vinda dos cronistas para este território entre 1557 a 1560 onde observou com o presente estudo que o medo consistiu em um método de controle dos europeus sobre sua própria população dentro da metrópole quanto aos habitantes que encontraram neste Novo Mundo, trazendo consigo perspectivas sobre o que encontrariam nas terras além-mar, o imaginário europeu perpassava entre o fim do mundo, monstros espantosos dentre muitas variáveis que encontrariam durante as viagens, mas foram surpreendidos quando aportavam neste território se deparando com indivíduos de boa aparência completamente diferentes do que se tinha de ideário inicial. Apesar de suas diferenças culturais distintas ocorrendo um estranhamento mutuo, os europeus entenderam que apesar do vislumbre a priori quele território se tratava de uma terra farta repleta de uma natureza estonteante a qual os trariam benefícios valiosos.

Fonte

Disponível na internet via Sagitta

Fonte URI