Casos notificados de sífilis em gestantes na área da Estratégia da Saúde da Família da Marambaia nos anos de 2021 a 2022

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

23-11-2022

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

SANTOS, Naldinei Diniz dos. Casos notificados de sífilis em gestantes na área da Estratégia da Saúde da Família da Marambaia nos anos de 2021 a 2022. Orientadora: Andreza de Lourdes Souza Gomes. 2022. 23 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Faculdade de Ciências Naturais, Campus Universitário do Tocantins/Cametá, Universidade Federal do Pará, Oeiras do Pará, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7392. Acesso em:.
A Sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível, infectocontagiosa, transmitida pela bactéria Treponema pallidum, que quando adquirida durante a gestação, pode levar ao abortamento espontâneo, morte fetal ou neonatal, prematuridade e graves danos à saúde do concepto, como o comprometimento oftalmológico, auditivo, nos ossos e neurológico. No Brasil desde de 2005, aumentaram os casos de sífilis gestantes e congênitas, o qual demonstrar a urgência em um sistema de prevenção e controle desses indicadores. Neste contexto, o estudo objetiva investigar os números de casos de Sífilis em gestantes na área da Estratégia da Saúde Família da Marambaia - ESF, no período de 2021 e 2022, assim como traçar um perfil dessa população. A pesquisa ocorreu no município de Curralinho no período de setembro a outubro 2022 a coleta de dados ocorreu através das fichas e prontuários de pacientes da Unidade de Saúde Estratégia da Saúde da Família da Marambaia. Foram analisadas 07 pacientes grávidas diagnosticadas com sífilis, sendo registrado 01 caso em 2021 e 06 em 2022, representando um aumento significativo próximo de 86%. Com relação ao perfil são todas pardas, com idade entre 15 a 29 anos, maioria estudantes com ensino médio incompleto.

Fonte

Fonte URI

Disponível na internet via correio eletrônico: bibcameta@ufpa.br