Sintomatologia de ansiedade entre estudantes do ensino fundamental: impactos na aprendizagem e desempenho escolar

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

26-08-2024

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

SILVA, Thaise Karoline dos Santos. Sintomatologia de ansiedade entre estudantes do ensino fundamental: impactos na aprendizagem e desempenho escolar. Orientadora: Ana Cláudia Ribeiro de Castro. 2024. 30 f. Trabalho de Curso - Artigo (Licenciatura em Ciências Naturais) – Faculdade de Ciências Naturais. Instituto de Estudos Costeiros, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7386. Acesso em: .
Este trabalho apresenta um estudo sobre a sintomatologia de ansiedade entre estudantes do ensino fundamental de escolas da rede pública da cidade de Bragança, no estado do Pará. O objetivo foi analisar os impactos da ansiedade na aprendizagem e no desempenho escolar de 62 estudantes do 7º, 8º e 9º anos de diferentes escolas. Esta pesquisa é de natureza bibliográfica e de campo, com abordagem quantitativa e qualitativa. A construção de dados foi realizada por meio de um questionário de múltipla escolha, com o intuito de identificar a presença, intensidade e frequência dos sintomas de ansiedade. Para suporte teórico, amparou-se nas reflexões de Barlow (2002), Hoffman et al. (2012), Lenhardt e Calvetti (2017), Nardi (2019), Bastardas (2020), Silva (2020), Fontoura (2021), entre outros. Os resultados sinalizaram a predominância de sintomas de ansiedade em nível leve, com frequência diária e, na maioria dos casos, de início espontâneo. Constatou-se que esses sintomas interferem significativamente tanto no desempenho acadêmico quanto nas interações sociais dos estudantes. Concluiu-se que este cenário demanda intervenções em várias esferas, incluindo práticas governamentais, ações escolares e apoio familiar.

Fonte

Fonte URI