RECICLAGEM: o que dizem professores de ciências do município de Portel - Pará?

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

12-08-2016

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

REIS, Lauriana Barbosa. Reciclagem : o que dizem professores de ciências do município de Portel-Pará / Lauriana Barbosa Reis. Orientadora: Darlene Teixeira Ferreira. 2016. 33 f. Trabalho de Curso (Graduação em Ciências Naturais) – Campus Universitário de Breves, Universidade Federal do Pará, Breves, 2016. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7107. Acesso em: .
A relação entre o homem e a natureza ultrapassou os limites da sobrevivência. O crescimento populacional e o consumo de produtos industrializados e descartáveis aumentou a quantidade e a diversidade dos resíduos sólidos. Fica evidente a importância de sensibilizar o ser humano para que estes, ajam de modo responsável e consciente, conservando o meio ambiente saudável para esta e as demais gerações. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivos conhecer a concepção de professores de Ciências que atuam nos anos finais do ensino fundamental sobre reciclagem; verificar se os professores de Ciências abordam o tema reciclagem em sala de aula; identificar ações desenvolvidas pelos professores de Ciências relacionadas à reciclagem e; conhecer a importância que os professores de Ciências atribuem à reciclagem. Para alcançar esses objetivos realizamos uma pesquisa qualitativa e como instrumento de coleta de dados utilizamos um questionário. Os sujeitos da pesquisa foram sete professores que ministram aulas de ciência nos últimos anos do ensino fundamental, ou seja, de 6º a 9º ano em escolas públicas do município de Portel, Pará. Os dados foram analisados utilizando os princípios da análise de conteúdo. Com a pesquisa, observamos que os professores consultados, trabalham este tema em sala de aula, e que cada um, possui uma maneira de fazer isso, o que ficou claro também, é que mesmo sendo um assunto que rotineiramente é tratado na televisão, muitos professores não têm o total domínio do real significado do termo reciclagem, atribuindo a ela a definição de reutilização. Isso demonstra a urgente necessidade de investimentos e capacitação contínua para os professores. Pois só assim, será possível a promoção das mudanças comportamentais e de valores em nossos alunos.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI