Proposição de uso do Scratch para o ensino de operações básicas no 6º ano do ensino fundamental

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29-02-2024

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GOMES, Adhir Araken dos Santos. Proposição de uso do Scratch para o ensino de operações básicas no 6º ano do ensino fundamental. Orientador: Renato Germano Reis Nunes. 2024. 27 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7097. Acesso em:.
A proposta central deste trabalho é desenvolver um jogo educativo utilizando o software Scratch, com o intuito de fortalecer o aprendizado das quatros operações Matemáticas entre os estudantes do Ensino Fundamental Maior. O jogo foi concebido com o objetivo de estimular o engajamento dos estudantes, ampliando sua motivação e compreensão em relação aos conceitos matemáticos. O processo deste trabalho se desdobrará em duas etapas fundamentais. Inicialmente, será dedicada uma fase à criação do jogo, seguida pela segunda fase, que consistirá na proposição da sua aplicação aos estudantes do 6º ano. Para embasar essa iniciativa, foi conduzida uma pesquisa básica descritiva, fundamentada na teoria do Construcionismo de Seymour Papert, que enfatiza a importância dos próprios jogadores construírem seus conhecimentos. Através da interação com os jogos digitais, observa-se uma notável elevação na motivação, concentração e habilidade dos estudantes em resolver problemas matemáticos. Adicionalmente, essa abordagem se mostra eficaz na promoção de uma relação mais positiva com a disciplina de Matemática, contribuindo para um ambiente de aprendizado mais envolvente e significativo.

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Disponível na internet via correio eletrônico: bibufpacastanhal@gmail.com