Políticas educacionais de inclusão escolar do aluno com deficiência nas séries iniciais em uma escola do município de Pastos Bons/MA

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

11-08-2022

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

COSTA, Alessandra Bernardes Almeida da. Políticas educacionais de inclusão escolar do aluno com deficiência nas séries iniciais em uma escola do município de Pastos Bons/MA. Orientador: Alexandre Augusto Cals e Souza. 2022. 15 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Tomé-Açu, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7086. Acesso em:.
O presente trabalho apresenta o processo de inclusão escolar na escola Dr° Temístocles Carneiro Teixeira. Teve como objetivo geral analisar as políticas educacionais de inclusão escolar do aluno com deficiência nas séries iniciais e como específicos identificar as principais ações, diretrizes, programas e planos voltados para inclusão dos alunos com deficiência na escola Drº Temístocles Carneiro Teixeira; contextualizar as políticas educacionais para pessoa com deficiência em documentos normativos referentes à Educação Especial e por fim problematizar como essas políticas têm permitindo a inclusão dos educandos e se estão de fato sendo efetivadas no espaço da escola alvo da pesquisa. A relevância da discussão se deu pelo questionamento sobre de que forma ocorre a implementação das políticas educacionais de inclusão no cotidiano escolar, assim como pela relevância do tema que vem se atualizando e aperfeiçoando nos últimos anos. A metodologia adotada foi a qualitativa por esta nortear e dar sentido à forma como o pesquisador lança mão para investigar, conhecer e buscar os caminhos que o levarão a responder os seus questionamentos e como instrumento de coleta de dados utilizamos a observação no contexto pesquisado, assim como a entrevista para entendermos como esse processo vem acontecendo na escola. Diante disso, como conclusão, percebeu-se que as políticas educacionais de inclusão escolar no Município ainda enfrentam muitas barreiras para alcançar seus objetivos propostos, que seria oferecer uma educação de qualidade e igualdade aos alunos com deficiência.

Fonte

Fonte URI

Disponível na internet via correio eletrônico: bibabaetetuba@ufpa.br

Aparece na Coleção