PERFIL DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS: o ensino de física no 9º ano no município de Monte Alegre-Pará

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

16-02-2017

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

FALABELO, Alex Silva.Perfil dos professores de ciências : o ensino de física no 9º ano no município de Monte Alegre-Pará. Orientador:Carlos Alberto Brito da Silva Junior 2017. 45 f. Trabalho de Curso (Graduação em Ciências Naturais) – Campus Universitário de Breves, Universidade Federal do Pará, Breves, 2017. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7041. Acesso em: .
O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo traçar o perfil de alguns professores de Ciências (Física) da rede pública do 9° ano do Ensino Fundamental de Monte Alegre. Isso será feito a partir da apresentação das metodologias utilizadas pelos professores nas aulas e da identificação das principais dificuldades enfrentadas por esses professores. No entanto, aqui se destaca, por exemplo, a importância de se criar, proporcionar, pesquisar, novos métodos que ajudem a melhorar a qualidade de ensino na área de ciências. Métodos de ensino adequados podem ser uma solução para a problemática gerada no ensino de ciências, mesmo fugindo do velho modelo tradicional de educação. Optou-se por uma pesquisa fundamentada e apoiada nos princípios da abordagem qualitativa para a realização deste trabalho. Realizou-se levantamentos de dados através de questionários com questões abertas e de referenciais teóricos relacionados ao tema em questão. Foi utilizado como amostra da pesquisa, professores que lecionam no nível fundamental e médio de algumas escolas públicas do município de Monte Alegre-Pará. As informações coletadas foram organizadas e analisadas de acordo com os princípios da análise estabelecidos no decorrer deste projeto. Os resultados obtidos com a aplicação do questionário demonstram que as estratégias utilizadas por boa parte dos professores de ciências estão fora do ideal teórico, o que pode acarretar dificuldades de aprendizagem para os alunos. Contudo, se faz necessário que durante o processo de formação superior, o docente adquira técnicas, métodos, estratégias e ferramentas adequadas e necessárias para o desempenho da sua função como profissional qualificado para sua área de atuação.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI