Análise comparativa de anatomia macular e acuidade visual pré e pós peeling macular terapêutico para buraco macular em clínica privada na cidade de Belém – PA

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

15-12-2023

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

PAIXÃO, Enzo Fanjas; AQUINO, Jefferson Lazarini de. Análise comparativa de anatomia macular e acuidade visual pré e pós peeling macular terapêutico para buraco macular em clínica privada na cidade de Belém – PA. Orientador: Edmundo Frota de Almeida Sobrinho. 2023. 39 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Medicina) - Faculdade de Medicina, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7020. Acesso em:.
Introdução: O buraco macular consiste em um acometimento patológico do centro da retina, conhecido como macula, gerando redução da capacidade visual plena. O peeling macular é um dos procedimentos cirúrgicos existentes no tratamento de buraco macular, com objetivo de melhorar a acuidade visual. Objetivo: Avaliar a eficácia do peeling macular como tratamento cirúrgico para buracos maculares, assim como o impacto na capacidade visual dos pacientes. Metodologia: Estudo retrospectivo, descritivo, quantitativo analítico desenvolvido com pacientes que realizaram peeling macular na Clínica RetinaPro. Resultados: A pesquisa envolveu 14 participantes e constatou que 78,6% alcançaram o fechamento bem-sucedido dos buracos maculares após a intervenção. A análise dos dados revelou que 57,1% dos pacientes experimentaram uma notável melhoria na acuidade visual, sendo que a acuidade visual média aumentou de 20/48 para 20/33 após a operação. Observou-se que a maioria é do sexo feminino (71,4%) e apresenta uma idade média de 65,9 anos. A avaliação dos resultados revela que 57,1% dos casos foram classificados como excelentes, 28,6% como bons e 14,3% como ruins. Conclusão: O estudo proporcionou evidências substanciais sobre a eficácia do peeling macular como abordagem terapêutica cirúrgica para buracos maculares, contribuindo positivamente para a visão dos pacientes. Apesar das limitações inerentes, os resultados encorajadores respaldam a continuação das investigações nesse campo, visando à otimização dos procedimentos e à compreensão mais profunda dos fatores envolvidos.

Fonte

Fonte URI

Disponível na Internet via correio eletrônico: bibsaude@ufpa.br