A utilização de experimentos de baixo custo em sala de aula: uma revisão da bibliografia no ensino de física

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Data

01-01-2021

Orientador(es)

SILVA, Rubens Lattes

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Tipo de acesso

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Citar como

MACHADO, Thiago Almeida. A utilização de experimentos de baixo custo em sala de aula: uma revisão da bibliografia no ensino de física. Orientador: Rubens Silva. 2021. 41 f. Trabalho de Curso ( Licenciatura em Física ) – Faculdade de Física, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7001. Acesso em:.
O Ensino de Física ao longo das últimas décadas, vem se adaptando a novas tendências, motivadas pelo grande desenvolvimento tecnológico, que atinge diversas áreas. Por exemplo, no campo das pesquisas em Ensino de Física, percebemos algumas tendências de se inserir novas metodologias voltadas para o uso de práticas mais sofisticadas e tecnológicas na Educação Básica. Neste contexto, percebemos que há algumas problemáticas quanto a utilização destas práticas, por parte dos professores, no Ensino de Física. Podemos citar uma série de questões que contribuem para esta situação como a falta de acessibilidade, a falta de motivação na carreira, falta de políticas públicas e os déficits na formação. Assim, o Experimento de Baixo Custo (EBC), aparece como uma alternativa viável na condição de tornar a Física mais atrativa aos alunos, em diferentes contextos, como as práticas educativas remotas, ocasionadas atualmente pela Pandemia do novo Corona Vírus (SARS – CoV2). Com isto, o presente trabalho propõe uma Revisão Bibliográfica de duas Revistas Nacionais (Revista Brasileira de Ensino de Física e Caderno Brasileiro de Ensino de Física), com o intuito de responder a algumas questões norteadoras sobre a relação entre as pesquisas em Ensino de Física e a utilização dos EBC em sala de aula. A presente pesquisa tenta compreender se há um interesse da comunidade científica brasileira, nestas abordagens experimentais, suas caracterizações, relevância e perspectivas para o Ensino de Física.

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