Abordagem sobre as práticas de higiene íntima feminina em uma unidade básica de saúde no município de Altamira - PA: relato de experiência

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

23-06-2023

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

CORDEIRO, Elizandra Nogueira. Abordagem sobre as práticas de higiene íntima feminina em uma unidade básica de saúde no município de Altamira - PA: relato de experiência. Orientadora: Helane Conceição Damasceno; Coorientadora: Rosiane Luz Cavalcante. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina) - Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6961. Acesso em:.
Introdução: A ausência de informações sobre os cuidados com a região íntima feminina ainda é considerada um tabu na nossa sociedade atual. A higiene íntima feminina diária é de suma importância para a prevenção de infecções e para o bem-estar da mulher. No entanto, percebe-se que ainda existe uma carência de conhecimentos pela parte das mulheres ao abordar tal tema. Objetivo: O objetivo é relatar a experiência em ações educativas sobre as práticas de higiene íntima feminina em uma UBS no município de Altamira, buscando ampliar o acesso às informações das usuárias e com isso avaliar o nível de conhecimentos das mulheres acerca da importância do autocuidado. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo educação em saúde, sendo o público-alvo mulheres que frequentam a Unidade Básica de Saúde selecionada no município de Altamira-PA, mais precisamente tendo como local de aplicação a UBS da Brasília, no bairro Brasília onde serão desenvolvidas ações saúde com auxílio de banners ilustrativo, folders educativos e as palestras que serão ministradas em linguagem simples e objetiva, sobre o conteúdo abordado na intervenção educativa. O presente trabalho servirá como uma ferramenta para ampliar a compreensão da adoção do autocuidado como medida preventiva, promovendo a conscientização e promoção da saúde. A temática esplanada se apresenta favorável visto que rotineiramente as mulheres buscam os serviços de saúde para consultas que envolvem o seu autocuidado, tornando-se válida a disseminação de informações.

Fonte

Fonte URI

Disponível via internet correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br

Aparece na Coleção