O processo de escolarização de estudantes com Transtorno do Espectro Autista – TEA

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12-12-2023

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NERIS, Ana Cristina da Conceição. O processo de escolarização de estudantes com Transtorno do Espectro Autista – TEA. Orientadora: Vívian da Silva Lobato. 2023. 20 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Soure, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6955. Acesso em:.
Este artigo tem como objetivo refletir sobre o processo de escolarização de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Utilizou-se uma pesquisa bibliográfica com base em Gil (2002). No referencial teórico recorreu-se aos estudos de Cunha (2013), Kanner (1943), Camargo e Bosa (2009), Belisário(2010), dentre outros. Os resultados apontam que a falta de formação específica por parte dos docentes, além das necessidades estruturais é uma das grandes barreiras enfrentadas no processo de escolarização dos estudantes com TEA. Mediante a parceria entre a família e a escola, contribui no desenvolvimento significativo da criança com TEA. Por meio dessa parceria o professor pode fundamentar a sua prática considerando as necessidades do estudante, a partir das informações coletadas com os seus responsáveis, logo isso contribuem para a adaptação de recursos pedagogicos que venham somar no processo de aprendizado. Concluímos que para se obter bons resultados na escolarização dos estudantes com TEA, é necessário que as escolas estejam adaptadas as necessidades dos alunos e sobretudo a formação continuada dos educadores para possibilitar a construção de práticas pedagógicas eficazes para alunos com autismo, para auxiliar de maneira efetiva, procurando entender melhor o seu aluno e assim promover a aprendizagem.

Fonte

Via SAGITTA

Fonte URI

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