Educação do campo, com enfoque na prática educativa em multissérie, na escola Joana de Lima Cabral, comunidade de Caju-Úna

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

14-12-2023

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

NASCIMENTO, Luana Maria Ferreira. Educação do campo, com enfoque na prática educativa em multissérie, na escola Joana de Lima Cabral, comunidade de Caju-Úna. Orientadora: Eliana Campos Pojo Toutonge. 2023. 43 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Soure, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6927. Acesso em:.
Este trabalho discute a prática educativa em multissérie, a partir da experiência de uma professora que atua na Escola Joana de Lima Cabral, comunidade de Caju-Úna, Soure-PA, visando analisar a prática educativa desenvolvida em uma classe multisseriada na referida escola, o que perpassou por situar os desafios encontrados pela professora no cotidiano escolar. O estudo abrangeu a pesquisa bibliográfica e a documental somado ao diálogo com a professora atuante na multissérie. Assim, foram bases às reflexões de autores como Caldart (2002; 2004) e Hage (2005, 2006), entre outros. Dos documentos oficiais nos utilizamos do Documento Curricular Municipal de Soure, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em vigor e as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas escolas do campo. Houve também a entrevista com a professora e a observação in loco, a escola mencionada. Como possível resultado, vimos que escola do campo com atuação multisseriada se encontra distante da qualidade socialmente referenciada, ou seja, com a garantia aos sujeitos do campo o atendimento de boa formação e valorização da vida no e do campo.

Fonte

Via SAGITTA

Fonte URI

Aparece na Coleção