Desafios na criação de um projeto educacional: multiverso da física moderna

Citar como

RIBEIRO, Luis Maria Costa; SOARES, Pedro Henrique da Fonseca. Desafios na criação de um projeto educacional: multiverso da física moderna. Orientador: Lília Cristina dos Santos Diniz Alves. 2023. 71 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Física) – Faculdade de Física, Campus Universitário de Salinópolis, Universidade Federal do Pará, Salinópolis, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6879. Acesso em:.
O projeto intitulado “Multiverso da Física Moderna” foi desenvolvido por alunos do curso de Ensino de Física da Universidade Federal do Pará (UFPA) - Campus Salinópolis, com o objetivo de apresentar os conceitos da Física Moderna de forma inovadora no contexto da alta Educação escolar. O projeto aconteceu na Escola Estadual Dr. Miguel de Santa Brígida e envolveu diversas atividades, que vão desde apresentações teatrais, jogos e experimentos até a criação de uma história em quadrinhos sobre física moderna. performance que levou os alunos a uma viagem no tempo, encontrando figuras icônicas da ciência como Aristóteles, Galileu Galilei, Tycho Brahe, Johannes Kepler, Isaac Newton e Albert Einstein. Cada personagem apresentou seus estudos e teorias, orientados por um narrador. Posteriormente, o projeto abordou a Teoria da Relatividade Geral de Einstein através de uma representação visual da curvatura do espaço-tempo utilizando um leito elástico. Os alunos também participaram de experimentos e dinâmicas sobre o efeito fotoelétrico, explorando o paradoxo dos gêmeos e vivenciando o experimento mental do gato de Schrödinger. Além disso, o projeto incorporou elementos lúdicos, como o uso de jogos eletrônicos, óculos de realidade virtual e um divertido desafio tipo torta na cara que incluía questões relacionadas às etapas anteriores do projeto. A avaliação do projeto levou em consideração as competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a área de Ciências Naturais, adequando-as ao contexto do ensino médio. explore os mistérios do universo de uma forma envolvente e significativa. O relato apresentado neste resumo visa auxiliar professores e futuros professores da rede de Ensino Básico no desenvolvimento de seus próprios projetos educacionais, destacando as características e diferenciais do projeto “Multiverso da Física Moderna” como um exemplo de sucesso de ensino de Física atrativo e contextualizado.

Fonte

Disponível online via sagitta

Fonte URI