Protótipo de jogo interativo com a abordagem do tema "Biossegurança aplicada à saúde do trabalhador"

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29-10-2020

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CABRAL, Luana Joana Barreto. Protótipo de jogo interativo com a abordagem do tema "Biossegurança aplicada à saúde do trabalhador". 2020. 69 f. Orientadora: Karla Tereza Silva Ribeiro. 2020. 69 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Biomedicina) – Faculdade de Biomedicina, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6798. Acesso em:.
Independentemente de se tratar de estudantes ou profissionais de saúde, todos correm riscos derivados de suas ocupações, sejam riscos ergonômicos, físicos, químicos, de acidente ou biológicos. No entanto, legislações e medidas de prevenção existem, hoje em dia, buscando minimizar esses riscos. Contudo, dados estatísticos apontam ainda a atual existência de acidentes envolvendo, principalmente, riscos biológicos, ergonômicos e transtornos mentais relacionados ao trabalho. Há, ainda, a necessidade de especificar uma vigilância em saúde individualizada para cada ocupação profissional da área da saúde. Dessa forma, visando apresentar a importância de uma educação continuada e necessária na formação do biomédico, a respeito do tema de biossegurança aplicada à saúde do trabalhador e, considerando o atual perfil dos alunos “nativos digitais”, bem como as necessidades e atuais formas de ensino-aprendizagem na área de educação, foi elaborado este protótipo de jogo multimídia. Ele foi averiguado por meio da aplicação de um questionário semiestruturado com os alunos e é apresentado à comunidade dos professores como uma estratégia pedagógica para estimular o aprendizado em Biossegurança. O estudo quanto à natureza é aplicado, quanto aos objetivos descritivo, com procedimento técnico de levantamento, o qual teve a participação de dezoito estudantes do curso de Biomedicina da UFPA. Foi feito levantamento bibliográfico e o jogo foi elaborado usando-se o game engine RPG Maker MV, além da adoção de um Game Design Document Educativo. As perguntas objetivas foram analisadas por método não probabilístico e as subjetivas pelo programa IRAMUTEK v. 0.7 Alpha 2. Os aspectos éticos foram obedecidos. A produção do protótipo foi comparada com outros jogos semelhantes e existentes na literatura. Ele pode ser destacado como uma futura ferramenta, nas áreas das ciências Biológicas e Biomédicas, para estimular o interesse pela Biossegurança. A concordância geral, a partir da análise das perguntas objetivas, foi de 84% e o protótipo mostrou-se bem aceito. Os alunos compreenderam a importância do tema bem como colaboraram com sugestões e críticas nas perguntas subjetivas, percebendo-se uma motivação pelo aprendizado. Todavia, ele deverá ainda permanecer na fase de prototipação, sugerindo-se um novo playtest a um público maior de estudantes, incluindo também professores de diversas áreas do conhecimento para auxiliar na finalização.

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Email: bibbiologicas@ufpa.br

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