Análise do uso de recursos didáticos em aulas de Ciências no Ensino Fundamental anos finais e Biologia no Ensino Médio: revisão de literatura sistemática.

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

20-10-2023

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

CARVALHO, Edinaura Silva de. Análise do uso de recursos didáticos em aulas de Ciências no Ensino Fundamental anos finais e Biologia no Ensino Médio: revisão de literatura sistemática. Orientadora: Nívia Magalhães da Silva Freitas. 2023. 33 f. Trabalho de Curso. (Especialização em Ensino de Ciências) – Faculdade de Ciências Biológicas. Instituto de Estudos Costeiros, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6735. Acesso em: .
Considerando a importância do ensino de Ciências e sua relação intrínseca em todos os campos de existência humana, além de, suas práticas educativas para permitir os processos de ensino aprendizagem, nos interessou estudar a temática recursos didáticos. Esta pesquisa teve como objetivo investigar em que termos os professores de Ciências e Biologia fazem uso de recursos didáticos nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo do tipo revisão de literatura sistemática. Utilizamos como fonte de pesquisa a base de dados dos portais Scientific Eletronic Library Online (Scielo) e Periódicos Capes, onde foi feito buscas ativas para a apreciação de artigos publicados no período de 2018 a 2022, por meio do uso de descritores. Foi realizada uma descrição sumarizada dos artigos, com atenção as características conceituais que envolvem a temática - recursos didáticos -, a localização temporal e espacial, as questões abordadas pelos professores no uso dos recursos didáticos e as contribuições dos recursos didáticos para o ensinar Ciências e Biologia, precisamente segundo a ótica dos autores dos trabalhos. Para fins de análise dos dados, nos apoiamos na análise interpretativa. Encontramos artigos de todas as regiões do país, com destaque para região Sudeste. Os recursos didáticos utilizados pelos professores variaram do uso de plantas a recursos tecnológicos mais modernos, inclusive alguns recursos foram produzidos pelos próprios professores. Observamos uma quantidade variada de temas trabalhados, como: Zoologia, Microbiologia, Genética, conhecimento científico, pesquisa e saúde. Todos os professores externalizaram contribuições positivas do uso dos recursos didáticos que utilizaram, principalmente nos quesitos motivação dos estudantes e dinamização das aulas. Com a finalização desta pesquisa, temos o intuito de contribuir para elaborar um documento sistematizado para que professores e/ou licenciandos possam conhecer práticas pedagógicas mais recentes que tenham o apoio de recursos didáticos e que possam se inspirar para realizar trabalhos em suas salas de aula.

Fonte

Fonte URI