Experiências formativas em estágio supervisionado de Gestão e Coordenação Escolar: relações teórico-práticas em escola estadual de Bragança (PA)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

21-12-2023

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

ROSA, Liandra Nazare Tavares Alencar da. Experiências formativas em estágio supervisionado de Gestão e Coordenação Escolar: relações teórico-práticas em escola estadual de Bragança (PA). Orientadora: Ana Paula Vieira e Souza. 2023. 27 f. Trabalho de Curso (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança. 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6689. Acesso em: .
Este relato de experiência teve por objetivo compreender o trabalho desenvolvido pela Gestão e Coordenação na E.E.E.F.M. Leandro Lobão da Silveira a partir do Estágio Supervisionado, assimilando os processos realizados no local para uma experiência formativa. O Estágio foi realizado pela discente do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal do Pará – Campus Bragança. Seguindo uma metodologia de abordagem qualitativa e observação participante, produzindo atividade de Intervenção com o título: autocuidado emocional e social. Na observação participou-se do dia-a-dia da escola e vivência de uma gestão e coordenação democrática. A coleta de dados foi realizada pela análise do Projeto Político pedagógico, acompanhamento de outras funções desempenhadas, diálogos e entrevistas. A Intervenção sobre o autocuidado fez-se com docentes, apoio escolar e secretaria abordando o assunto de maneira lúdica. O Estágio Supervisionado em Gestão e Coordenação contribuiu para reflexões, aprendizados e formação das discentes enquanto futuras profissionais da Pedagogia.

Fonte

Fonte URI