Prática da leitura na turma do 6° ano do ensino fundamental: em duas escolas da cidade e do campo, respectivamente, no município de Tailândia Pará

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

01-01-2014

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

FURTADO, Elisama Cordeiro Lima; MONTEIRO, Márcia Socorro Correa. Prática da leitura na turma do 6° ano do ensino fundamental: em duas escolas da cidade e do campo, respectivamente, no município de Tailândia Pará. Orientadora: Janiby Silva de Oliveira. 2014. 51 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Tailândia, 2014. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6648. Acesso em:.
Esta pesquisa tem a finalidade de investigar as práticas de leitura no âmbito escolar, para que seja feita uma reflexão sobre a importância da leitura e as formas como tais práticas são aplicadas em sala de aula. Assim como, procurar descobrir se os alunos têm o censo crítico, e se sentem inseridos no processo de leitura escolar e social. Para obtermos esses objetivos analisaremos duas escolas: uma da Cidade e outra do Campo, na série do 6º ano do Ensino Fundamental. Serão apresentadas as seguintes questões: Será que as práticas de Leituras estão sendo capazes de promover a inserção dos educandos na cultura dos leitores? Afinal, o que de fato está sendo ensinado quanto à leitura, no 6º ano do Ensino Fundamental? A pesquisa usou a observação em sala de aula e entrevistas com os professores da determinada série. A série foi acompanhado no período de alguns meses, nas aulas de Língua Portuguesa, vivenciando a realidade e dificuldades apresentadas em sala de aula. Contudo, entende-se que o processo de leitura é fundamental para o sujeito, pois à medida que ele começa de fato ler, ele ampliará seus conhecimentos e aprende interpretar texto nas suas diferentes manifestações, apresentando ferramentas sob uma perspectiva pedagógica formando cidadãos críticos e comprometidos com a sociedade em que vive.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI