Literatura infantil e língua portuguesa: as histórias infantis como estímulo para leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

01-01-2017

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

SANTOS, Wellington Nunes dos. Literatura infantil e língua portuguesa: as histórias infantis como estímulo para leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. Orientadora: Sara Concepción Chena Centurión. 2017. 28 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem,Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2017. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6633. Acesso em:.
Este artigo trata de um estudo sobre a contribuição da Literatura Infantil no desenvolvimento e aquisição da Leitura e Escrita nas séries inicias do Ensino Fundamental, tendo como estímulo as histórias infantis para um aprimoramento e desenvolvimento do habito de ler e escrever, refletiu-se sobre a importância da mesma para um método de Ensino e Aprendizado mais prazeroso, instigante e interessante no ambiente escolar. Abordou-se neste estudo sobre as Linguagens Oral e Escrita como também sobre a Leitura, e sobre sua importância no processo de melhor compreensão e entendimento do conhecimento. Entre autores que nortearam esta pesquisa de cunho bibliográfico estão: ABRAMOVICH (2006); ZILBERMAM (1998); LAJOLO (1983); VYGOTSKY (1991). Buscou-se entender os métodos de ensino utilizados e de que maneira eles podem auxiliar na aquisição de competências e habilidades no âmbito educacional. Ao final deste trabalho foi feito a discursão sobre a Literatura Infantil como Estímulo no Ensino de Leitura e Escrita, a qual pode ser uma grande aliada, auxiliando e facilitando a aprendizagem, além de desenvolver a imaginação, a criatividade e desenvolver o prazer pela leitura e escrita.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI