Crianças do bairro-comunidade Jarumã Abaetetuba-PA: sobre significados, cotidianos e a cultura do lugar

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

06-07-2023

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

SANTOS, Gizelma Dias dos. Crianças do bairro-comunidade Jarumã Abaetetuba-PA: sobre significados, cotidianos e a cultura do lugar. Orientadora: Eliana Campos Pojo Toutonge. 2023. 68 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6621. Acesso em:.
O presente trabalho trata dos saberes das crianças da bairro-comunidade Jarumã, com foco no tripé criança-lugar-cultura, considerando seus sentidos, brincares e convívios no cotidiano comunitário por esses sujeitos. Refletimos sobre as crianças na direção de compreender os processos heterogêneos produzidos culturalmente por sujeitos infantis na perspectiva de dar visibilidade a vida concreta delas. Para isso, recorremos a autores Brandão (2015, 2007, 1997), Pojo (2017), entre outros; mais um ensaio empírico baseado nos pressupostos da etnografia, utilizando a observação, o registro fotográfico e entrevistas com crianças e adultos moradores do bairro-comunidade jarumã. Como resultamos, apontamos que as crianças desse bairro-comunidade possuem saberes imersos num mundo infantil amazônico próprio. Também, as crianças são regidas pela cultura local, que dizem respeito às ações, a linguajares, a regras cotidianas etc. Saberes que são ensinados e transmitidos dentro da cultura local e os pequenos, e assim captam um modo de vida vivido em interlocução com o adulto. Por fim, fica a ressalva da importância disso tudo à escola para a construção dos sujeitos.

Fonte

Via SAGITTA

Fonte URI

Aparece na Coleção