Educação infantil do e no campo na Amazônia paraense: um olhar a partir do município de Soure

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

12-12-2023

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

PANTOJA, Bianca Nazaré. Educação infantil do e no campo na Amazônia paraense: um olhar a partir do município de Soure. Orientadora: Eliana Campos Pojo Toutonge. 2023. 50 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Soure, 2023. Disponível em: . Acesso em:.
O Trabalho de Curso (TCC) intitulado “Educação Infantil do e no Campo na Amazônia Paraense: um Olhar a Partir do Município de Soure”, cujo objetivo principal foi discutir sobre a Educação Infantil do e no campo no munícipio de Soure. A Educação Infantil do e no campo inclui uma diversidade de povos e populações que vivem na área rural do país, é uma educação que constrói as bases para combater uma modelo de educação que simplesmente reproduz, nos territórios rurais, a cultura urbana dominante. Para a pesquisa procuramos entender a realidade da Educação Infantil do e no campo e na Amazônia paraense, para isso, mapeamos o atendimento educacional e investigamos os desafios presentes na EIC nesta região. O referencial teórico utilizado neste trabalho foi Hage (2005 e 2019), Brandão (1981), Freitas e Reis (2019), Silva e Pasuch (2010), Silveira e Paludo (2014) e Rosemberg e Artes (2012). Através de revisão bibliográfica e análise documental reuni dados que mostram como vem se dando o atendimento educacional das crianças e quais são os desafios enfrentados para que elas tenham acesso a uma educação de qualidade. Os resultados apontam que mesmo com vários desafios para serem enfrentados, o atendimento educacional das crianças pequenas vem melhorando gradativamente, através de politicas públicas, que valorizam a educação e a diversidade brasileira.

Fonte

Via SAGITTA

Fonte URI

Aparece na Coleção