Experimentos de baixo custo para o ensino da física: uso do miriti como matéria prima

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

21-01-2021

Orientador(es)

SILVA, Rubens Lattes

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

TORRES, Leonilson dos Santos. Experimentos de baixo custo para o ensino da física: uso do miriti como matéria prima . Orientador: Rubens Silva. 2020. 38 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Física) – Faculdade de Física, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6586. Acesso em:.
O presente trabalho visa discutir a importância de trabalhar experimentos de baixo custo nas aulas de Física, utilizando como matéria prima regional o Miriti. A presente pesquisa se justifica a partir da dificuldade enfrentadas pelos alunos no ensino aprendizagem de física e que a utilização de experimentos feitos da matéria prima Regional Miriti pode contribuir para sanar ou diminuir essas dificuldades, pois, possibilitam o desenvolvimento contínuo de práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem com materiais de baixo custo. Para isso, o objetivo geral desta pesquisa consiste em desenvolver experimentos de baixo custo a partir do miriti, voltados para demonstrações de conteúdos de Física em sala de aula. Como metodologia utilizouse a pesquisa bibliográfica, com objetivo de obter algumas informações sobre a temática aqui abordada, podendo assim aprofundar melhor a pesquisa partindo do que teoriza os autores como Preussler et al. (2017), Pereira et al. (2016), Souza (2014) e os documentos oficiais do ensino de Física. E como resultado a pesquisa contribuiu para reflexão sobre o uso do Miriti como alternativa de material de baixo custo para experimentos demonstrativos nas aulas de física, sendo o Miriti uma alternativa viável para a apropriação de conceitos e conhecimentos que contribuam para a melhoria da prática pedagógica do professor traduzindo-se numa aprendizagem significativa para o aluno quanto aos conteúdos da Física.

Fonte

Fonte URI