Uso das Bases de Informações Ambientais do IBGE para o mapeamento em Geografia Física: procedimentos teóricos-metodológicos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

19-12-2023

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

SANTOS, Ana Marcela Alves dos; FONTENELE, Larissa Losleny Pinto. Uso das Bases de Informações Ambientais do IBGE para o mapeamento em Geografia Física: procedimentos teóricos- metodológicos. Orientador: Estêvão José da Silva Barbosa. 2024. 19 f. Trabalho de Curso (Tecnólogo em Geoprocessamento) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6578. Acesso em:.
O Banco de Dados e Informações Ambientais – BDiA é um sistema de informações ambientais de todo o território do Brasil, disponibilizado para a consulta pública, que reúne a coleção de bases temáticas contínuas dos mapeamentos de recursos naturais. O objetivo desde trabalho é aplicar o uso das bases de informações ambientais digitais disponíveis pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em conjunto com técnicas de geoprocessamento aplicadas à geografia física no litoral atlântico do estado do Pará, municípios de Salinópolis e São João de Pirabas, onde foram realizados trabalhos de campo no ano de 2019. Através dos trabalhos de campo, pesquisa bibliográfica e revisão de literatura, fez-se a caracterização da área de estudo em seus aspectos bio-físicos – geologia, geomorfologia, pedologia e vegetação. Associado a este aspecto, elaborou-se uma cartografia temática com as fontes do BDiA, com uma representação que buscou aplicar as simbologias padrões em cada tema. A escala dos mapas, 1:250.000, obedeceu ao mapeamento contínuo do IBGE. Nessa escala, considerada média, foi possível representar os aspectos da geografia física local em suas feições principais, o que também constitui um mapeamento de recursos naturais.

Fonte

Disponível na internet via Sagitta

Fonte URI