Letramento digital no período pandêmico: percepções de uma professora na modalidade de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

06-06-2022

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

OLIVEIRA, Aline Silva. Letramento digital no período pandêmico: percepções de uma professora na modalidade de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). Orientadora: Profa. Dra. Cleide Maria Velasco Magno. 2022. 44 f. Trabalho de Curso (Licenciado Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação em Ciências Matemática e Linguagem, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6555. Acesso em:.
Trabalhar o letramento digital é uma tarefa desafiadora para a educação principalmente nesse período de pandemia da Covid-19 no qual estamos vivenciando. Esses desafios se ampliam ainda mais quando observamos as práticas educacionais na modalidade Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) já que os desafios nas práticas de leitura e escrita para esse público se apresenta de forma acentuada, e quando tratamos de letramento digital, os desafios aumentam ainda mais. Nesse sentido, o presente trabalho é uma pesquisa qualitativa na abordagem narrativa, cujo objetivo é compreender como ocorre a inter-relação das práticas de leitura e escrita na modalidade EJAI, por meio da percepção de uma professora, buscando também identificar as competências das práticas frente ao letramento digital. A metodologia empregada na pesquisa consiste na obtenção e análise de depoimentos sobre o tema em questão com uso da Análise Textual Discursiva associada ao software Iramuteq. Concluímos que o meio digital utilizado na EJAI se apresenta como uma ponte de comunicação, mas não de fato uma ferramenta que propicie o letramento digital, pois a medida tomada para uso das ferramentas digitais ainda não pode ser considerada um processo ideal de construção do letramento digital, pois há uma notória separação dos processos tradicionais com a utilização dos meios digitais. O que necessita ser feito é uma conciliação dos saberes antigos com os novos conhecimentos tecnológicos, não os colocando à parte, mas em conjunto. Essa prática permitirá a (re)construção de práticas e habilidades necessárias para o aprendizado do letramento digital.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI