Modelagem matemática para os anos finais do ensino fundamental

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

30-06-2023

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

PAULA, Jhonata Souza. Modelagem matemática para os anos finais do ensino fundamental. 2023. Trabalho de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6525. Acesso em:.
Essa pesquisa trata da Modelagem Matemática para os Anos Finais do Ensino Fundamental. Configura-se como bibliográfica de cunho qualitativo, cujo objetivo geral foi apresentar uma atividade propositiva de Modelagem Matemática relacionada ao conteúdo interpretação de dados em gráficos e tabelas. Tal conteúdo constitui-se como uma das competências e habilidades que os discentes devem desenvolver no âmbito dos Anos Finais do Ensino Fundamental, conforme orienta a BNCC (2018). Para alcança-lo, tem por objetivos específicos: situar a MM como metodologia ativa; Conhecer fundamentos da Resolução de Problemas associada MM; e, apresentar uma proposta de MM e Resolução de Problemas para o 7º ano do Ensino Fundamental. A fundamentação teórica está apoiado em autores como: Barbosa (2004), Bertone, Bassanezi e Afelice (2014), Diesel, Baldez e Neumann (2017), Silva (2018) e Scheneiders (2018), Silva Souza (2018), Sodré (2019), Silva (2020), Ferreira (2020), Santos e Cunha (2021) e Avelar, Silva e Giordano, (2022). Acredita-se que a atividade proposta pode propiciar discussão matemática capaz de promover ensino aprendizagem significativo. Podendo reduzir barreiras entre conhecimentos conceituais e o uso prático dos conhecimentos na realidade; os temas no qual se pode trabalhar com a MM associada à Resolução de Problemas são múltiplos, mas devem ter como ponto de partida a realidade social.

Fonte

Fonte URI

Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com