Estágio supervisonado na Educação de Jovens e Adultos: construindo saberes e experiências formativas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

10-10-2023

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

COSTA, Ronayra Silva. Estágio supervisonado na Educação de Jovens e Adultos: construindo saberes e experiências formativas. Orientadora: Sandra Nazaré Dias Bastos. 2023. 14 f. Trabalho de Curso - Artigo (Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas. Instituto de Estudos Costeiros, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6464. Acesso em: .
Este trabalho traz o relato de experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos (EJA). As atividades foram desenvolvidas em três etapas: a) Apresentação e reconhecimento das turmas; b) Planejamento e organização das Atividades e c) Regência das aulas. A observação participante nos permitiu compreender o contexto escolar: as turmas continham alunos de diferentes idades e alguns trabalhavam ao longo do dia. Percebemos alto índice de evasão e a baixa interação com a professora em aulas expositivas. A aula prática/experimental, ministrada pelas estagiárias, teve melhor receptividade despertando interesse e curiosidade nos alunos. Vivenciar a dinâmica de uma sala de aula e as dificuldades que poderemos lidar no futuro quando formos profissionais, de forma compartilhada e assistida por profissionais mais experientes, foi de grande importância para nossa formação profissional. Especialmente nessa modalidade de ensino que atende um público diferenciado.

Fonte

Fonte URI