O processo avaliativo em uma classe multisseriada no nordeste paraense

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

07-11-2023

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

SILVA, Lana Mailane Sousa da. O processo avaliativo em uma classe multisseriada no nordeste paraense. Orientador: Luis Junior Costa Saraiva. 2023. 14 f. Trabalho de Curso (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Polo Capanema, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6463. Acesso em: .
Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa que tem por objetivo compreender como acorre o processo avaliativo nas práxis da sala de aula de uma escola multisseriada da Comunidade Quilombola Bela Aurora situada no município de Cachoeira do Piriá/Pa. Por se tratar de uma classe multisseriada e “unidocência”, tivemos como participante da pesquisa apenas uma professora. O levantamento de dados foi realizado através de uma entrevista semiestruturada. Para o tratamento dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Nos resultados observa-se que mesmo diante de tantos desafios enfrentados, como um planejamento construído fora da escola sem a participação da professora, dos alunos e da comunidade, e também por se tratar de uma classe multisseriada, a professora consegue adaptar e diversificar suas metodologias avaliativas para envolver todos e possibilitar diferentes maneiras para que as crianças compreendam os assuntos em sala de aula, assim como, também possam expressar de diferentes formas seus conhecimentos.

Fonte

Fonte URI