O gênero conto nos anos finais do ensino fundamental: leitura e produção de texto

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

03-08-2023

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

SANCHES, Murilo Henrique da Cruz. O gênero conto nos anos finais do ensino fundamental: leitura e produção de texto. Orientadora: Raimunda Dias Duarte. 2023. 61 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Tomé-Açu, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6184. Acesso em:.
Este trabalho apresenta como tema O gênero conto nos anos finais do ensino fundamental: leitura e produção de texto. O estudo tem como objetivo geral analisar o gênero conto como estratégia de aprendizagem no desenvolvimento de habilidades de leitura e produção de texto e objetivos específicos: Identificar as características do gênero conto; compreender a importância do gênero conto para os processos de leitura e produção textual; desenvolver uma proposta de intervenção didática para o desenvolvimento de habilidades de leitura e produção de texto, com alunos do 9º. ano por meio do gênero conto. O referencial teórico-metodológico está baseado na visão de sequência didática segundo Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Zabala (1998); nos gêneros do discurso na visão de Bakhtin (1997) e Antunes (2002); no gênero conto embasado em Costa (2014) e Gotlib (1990); nos trabalhos sobre tipologias textuais de Marcuschi (2008) e em orientações da Base Nacional Comum Curricular BNCC (2018), que traz propostas para o ensino de língua pautado no estudo dos gêneros. Posteriormente, após a aplicação da SD, a segunda parte do trabalho, será comprovado que o aluno alcançou o conhecimento da estrutura, características e função social do gênero conto; compreendeu a relevância desse gênero como estímulo à leitura e escrita; e foi capaz de produzir um conto de forma competente.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI