Produção e caracterização de sínter de finos do minério de ferro com a utilização de 8% do coque e 12% da carepa de laminação

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

07-10-2021

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

SEABRA, Daniel Costa Martins. Produção e caracterização de sínter de finos do minério de ferro com a utilização de 8% do coque e 12% da carepa de laminação. Orientador: Alacid do Socorro Siqueira Neves. 2021. 64 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Ciência e Tecnologia) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2021.Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3631. Acesso em:.
O processo de sinterização consiste em aglomerar os finos do minério de ferro, incorporando outros materiais, como finos de calcário calcítico e moinha de carvão vegetal. Portanto, este trabalho aborda uma temática ambiental que visa reaproveitar resíduos que, em alguns casos são degradantes ao meio ambiente, como é caso da carepa de laminação. Sendo assim, este estudo de sinterização tem por objetivo utilizar 8% de coque no lugar do carvão vegetal, combustível mais utilizado nas siderúrgicas do Estado do Pará, bem como utilizar 12% da carepa como parte da matéria-prima do processo. Para a produção do sínter, foi realizado o ensaio do teor de umidade ótima, para determinar a umidade ideal na produção das micropelotas utilizadas como carga em um reator vertical de leito fixo. Na verificação dos parâmetros de qualidade, após a produção, foram realizadas análises de MEV/EDS, DRX, FRX e tamboreamento. O sínter obtido apresentou resultados satisfatórios em relação a adição de carepa e coque, tendo uma boa qualidade tanto em sua estrutura quanto em sua resistência, estando de acordo com as informações inferidas na literatura e sendo, portanto, adequadas ao processo de obtenção do ferro-gusa.

Fonte

Disponível na internet via Sagitta

Fonte URI