Influência de diferentes categorias de conservação do hábitat na dieta de Crenuchus Spilurus (Characidae – Characiformes) em Igarapés na Amazônia Paraense

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

16-12-2013

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

FERREIRA, Guilherme Vitor Batista. Influência de diferentes categorias de conservação do hábitat na dieta de Crenuchus Spilurus (Characidae – Characiformes) em Igarapés na Amazônia Paraense. Orientador: Cristiane de Paula Ferreira. 2013. 26 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Oceanografia) - Faculdade de Oceanografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2701. Acesso em:.
O estudo da ecologia alimentar da ictiofauna de pequenos cursos d’água que foram submetidos ao processo de remoção da vegetação ripária, é de grande importância para expansão dos conhecimentos a respeito das espécies neotropicais, pois estas estão submetidas a grandes pressões antrópicas e ainda carecem de muitos estudos. Neste trabalho foram avaliados aspectos da ecologia alimentar de Crenuchus spirulus em duas áreas na Amazônia Oriental: (1) em 10 igarapés providos de mata ciliar, inseridos dentro da Floresta Nacional (FLONA) de Caxiuanã e (2) em 10 igarapés na área de entorno da FLONA de Caxiuanã. A coleta de dados foi realizada no período de estiagem, em novembro de 2012, na qual os espécimes foram coletados em trechos de 150 metros, por três coletores, durantes seis horas por ponto com o auxílio de redes de mão. Também foram averiguados o hábitat físico de cada igarapé para a construção do Índice de Integridade Física (IIF). Para a análise dos dados foi utilizado o conteúdo estomacal de 614 indivíduos, onde os itens alimentares identificados foram divididos em 15 categorias, dentre elas, seis autóctones e nove alóctones. Os resultados obtidos no índice de importância alimentar e pela análise SIMPER indicaram que os itens de origem autóctone foram os mais importantes na dieta do organismo estudado. Também foi observado que os itens larva de Diptera e Decapoda foram os de maior relevância na alimentação dos peixes oriundos dos pontos de dentro da FLONA e os itens Diptera (larva) e Ephemeroptera (larva) como os mais significativos nos rios do entorno da FLONA. A análise de agrupamento por meio do NMDS separou os dados em dois grupos, um nas regiões onde a mata ripária está integra e outro nos pontos onde ela havia sofrido algum tipo de alteração. Estes dados corroboraram com os resultados obtidos através da DCA, que além de mostrar uma discriminação entre os dois grupos, salientou uma relação entre os pontos de dentro da FLONA com os maiores valores do Índice de Integridade Física, por outro lado, também evidenciou uma correlação dos pontos do entorno com os menores valores de IIF.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI