A tendência modelagem matemática na feira de matematica da Escola Nossa Senhora do Rosario – Marituba – PA

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

10-12-2018

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

SANTANA, Jhonata da Costa. A tendência modelagem matemática na feira de matematica da escola Nossa Senhora do Rosario – Marituba – PA. Orientadora: Iza Helena Travassos Ferraz de Araújo. 2019. 54 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2586 . Acesso em:.
As Feiras de Matemáticas são frutos de projetos de extensão universitaria, que tiveram seu início na Universidade Regional de Blumenal, idealizadas pelos professores Vilmar José Zermiani e José Valdir Floriani. No estado do Pará ocorreu a I Feira de Matemática da Escola Nossa Senhora do Rosário – Marituba – PA, como uma das ações do projeto de extensão “Laboratorio Pedagógico da Educação Basica” da Universidade Federal Pará. A partir das observações de trabalhos da feira, percebi que em alguns trabalhos há indicios da Tendência Modelagem Matemática. O objetivo dessa monografia é de Analisar os trabalhos realizados na I Feira de Matemática da Escola Nossa Senhora do Rosário na modalidade “Matemática aplicada e/ou sua inter-relação com outras disciplinas”, e verificar se nesses trabalhos há indícios do uso do método da Modelagem Matemática no ensino. A metodologia utilizada se deu a partir de uma abordagem qualitativa (Chizotti, 2006) e como técnica de pesquisa foi utilizado a pesquisa exploratória (Gil, 2008), no qual se fez um levantamento bibliográfico com base em Biembengut e Hein (2007), Chaves (2005), e Zermiani (2003), uma analise documental dos resumos de trabalhos apresentados na Feira de Matemática da Escola Nossa Senhora do Rosário, e uma entrevista semi-estruturada com uma professora que se observou o uso da tendência. Os resultados obtidos apontam que houve o uso da Modelagem Matemática na feira, pois ela propiciou que os professores pudessem fazer uso de novas Metodologias de ensino, fazendo referências ao ambiente local dos alunos.

Fonte

Fonte URI