Experiências de trabalho com séries iniciais nas classes multisseriadas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

04-01-2019

Título(s) alternativo(s)

Working experiences with early grades in multigrade classes

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

FERREIRA, Maria de Fátima. Experiências de trabalho com séries iniciais nas classes multisseriadas. 2018. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2573. Acesso em:.
Este trabalho discutirá a prática docente em classes multisseriadas na rede Municipal de Educação de Nova Timboteua/PA. As experiências foram vivenciadas na Escola José Carneiro da Silva, lecionadas especificamente nas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esse estudo objetiva analisar o processo de formação desses alunos a partir da experiência docente pessoal. A motivação para essa pesquisa ancora-se na percepção dos desafios que o professor atuante em classes multisseriadas enfrenta para desenvolver suas práticas pedagógicas no cotidiano da escola do campo. Dentre as dificuldades presentes na vida dos educadores encontra-se a falta de uma formação adequada a fim de otimizar suas práticas pedagógicas em salas de aula. Os autores basilares dessa discussão são Molina e Freitas (2012), Gatti e Davis (1993) e Hage (2010) que apresentam estratégias, reflexões, impasses, alternativas concernentes ao processo ensino-aprendizagem das classes multisseriadas. Ademais, como método para análise da temática, há o relato da prática docente nas turmas multisséries, percebe-se, que neste ponto, como aspecto positivo o conhecimento e aprendizado que é alcançado por meio da interação entre os alunos; e negativo, destacam-se as dificuldades em atender diversas turmas de níveis de aprendizagens e idades diferentes. No mesmo tempo e espaço físico das formas de potencializar a resolução de tal problemática seria a inserção, na grade dos cursos acadêmicos, de uma disciplina voltada para o processo de ensino-aprendizagem das turmas multisseriadas, além de outras políticas públicas para educação no campo. Assim, por meio desse estudo será possível pensar numa educação de qualidade para o aluno da escola rural e possivelmente despertar novos estudos acerca das políticas educacionais em prol da melhora da educação multisseriada.

Fonte

1 DVD

Fonte URI