O processo de ensino-aprendizagem de uma criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): um estudo de caso

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

11-07-2019

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

AMARAL, Daniela Pantoja do. O processo de ensino-aprendizagem de uma criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): um estudo de caso. Orientadora: Maria do Socorro Pereira Lima. 2019. 54 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2489. Acesso em:.
O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é, por meio de um relato de caso, analisar o processo de ensino-aprendizagem de um aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, a partir da observação realizada no contexto escolar do aluno. Para tanto, apresento a história de Carlos, estudante do 3º ano do ensino fundamental e portador do diagnóstico de TDAH. Para a geração dos dados, foram realizadas entrevistas com o menino, seus professores e sua mãe, além de observação em sala de aula no período de 21 dias. O referencial teórico conta com ABDA (2017), Maia e Confortin (2015) e outros para a discussão de TDAH, para a temática Inclusão acionei Priscila Augusta Lima (2006) e para discussão de Ensino aprendizagem dessas crianças acionei Barini e Hage (2015), Maia e Confortin (2015) e outros. Os resultados revelam que a internalização da condição de desatento e agitado influenciou desfavoravelmente o processo de ensino aprendizagem da criança, contudo, apesar das dificuldades esse processo é realizado e tem tido avanços significativos no desenvolvimento do aluno.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI

Aparece na Coleção