Os transtornos depressivos na infância: suas implicações no processo do ensino aprendizagem

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20-06-2019

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CARDOSO, Niwmar Eloy de Lima. Os transtornos depressivos na infância: suas implicações no processo do ensino aprendizagem. Orientadora: Vivian Lobato. 2019. 47 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2465. Acesso em:.
O presente trabalho discute os transtornos depressivos na infância e seus impactos para o processo do ensino aprendizagem. Com essa pesquisa objetivou-se analisar as implicações dos transtornos depressivos na infância, colocando-o em evidência e, assim, proporcionar uma melhor compreensão entre profissionais da educação, a família e a comunidade em que estas crianças estão inseridas, por entendermos que se estes estiverem bem informados e comprometidos serão muito importantes para detectar o problema o quanto antes, o que facilita o tratamento. Trata-se de um estudo de cunho teórico bibliográfico com autores que discutem com precisão a temática abordada, entre eles estão Boruchovith e Cruvinel (2003), Varella (2019), Magalhães (2012), Teodoro (2010) e Palitot (2010), trazendo contribuições importantes sejam elas nas áreas educacionais, sociais, pessoais, físicas e psicológicas. Assim, compreendemos que a falta de conhecimento dificulta o entendimento fazendo com que os transtornos depressivos continuem despercebidos diante da sociedade e continue ameaçando o desenvolvimento infantil e suas relações sociais. Dessa forma, buscou-se trazer um melhor entendimento sobre o tema em questão, trazendo informação sobre sua história no decorrer dos tempos, suas principais características, suas diferenças com outras implicações que também dificultam a aprendizagem e suas ameaças para vida da criança e, assim, fazer com que as pessoas que mais convivem com a criança passem a identificar e a partir daí saber o que fazer diante desse transtorno que coloca em risco não só a aprendizagem como também a vida da criança.

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