A importância do acolhimento escolar para pais de crianças autistas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Tipo de Documento

Trabalho de Curso - Graduação - Monografia

Data

29-06-2019

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

ARIAS, Ariela Thayná de Souza. A importância do acolhimento escolar para pais de crianças autistas. Orientador: Bruno Rodrigues dos Santos. 2019. 58 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2462. Acesso em:.
Este trabalho é proveniente de um estudo direcionado a perspectiva acolhedora dentro do ambiente escolar e foi realizado com duas famílias de crianças autistas. Possui como objetivos principais entender os efeitos que o modo de acolhimento e inclusão ocasiona na vida das famílias e das crianças com autismo; descrever como acontece o processo de acolhimento dos pais de crianças autistas nas instituições de ensino e identificar as possibilidades que a escola proporciona para promover o acolhimento dos pais e das crianças com autismo no decorrer do processo de ensino-aprendizagem. Como base teórica para a compreensão e realização deste trabalho, utilizo de autores como Vygotski (1991), Aranha (2001), Glat e Fernandes (2005), Mantoan (2003), Davim (2017), Chizzoti (1991), Padua (2000) e Freire (1987). A pesquisa é proveniente de dois estudos de caso baseados na concepção de Gil (2008), tendo como sujeitos duas famílias com crianças autistas e a coordenadora da escola regular que uma delas estuda. A produção de informações se deu primeiramente através do levantamento bibliográfico dos principais conceitos que são refletidos neste estudo, após disso, foram realizadas as entrevistas em busca de uma melhor aproximação da teoria com a vivência cotidiana das crianças autistas. Os resultados desta pesquisa informam que o autismo ainda é um transtorno pouco conhecido, a dificuldade em entendê-lo começa a partir do diagnóstico tardio e implica no desenvolvimento educacional eficaz da criança com TEA. Embora a sociedade reflita bastante acerca de trabalhar práticas pedagógicas inclusivas, nota-se que essa realidade ainda é bastante comprometida dentro das instituições de ensino percebe-se que o acolhimento é pouco conhecido no ambiente educacional, porém fica claro que sua execução é uma prática necessária, que possibilita a aceitação da pessoa com deficiência no seio familiar e que pode diminuir o impacto da descoberta da deficiência para a família. Entretanto ocorre que a implantação do acolhimento ainda é uma realidade impensada dentro do ambiente educacional, sua implantação pode sim trazer melhorias para a inclusão da pessoa com deficiência e auxiliar na parceria entre família e escola.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI

Aparece na Coleção