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Tipo: Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
Data do documento: 15-Jul-2019
Título: Desenvolvimento de um jogo mobile para promover a preservação do boto na Região Amazônica
Autor(es): RIBEIRO, Jéssica de Paula Figueira
Primeiro(a) Orientador(a): COUTO, Danielle Costa Carrara
Citar como: RIBEIRO, Jéssica de Paula Figueira. Desenvolvimento de um jogo mobile para promover a preservação do boto na Região Amazônica. Orientadora: Danielle Costa Carrara Couto. 2019. 45 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Faculdade de Computação, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2371 . Acesso em:.
Resumo: Os botos são animais encontrados em rios da região amazônica, fazem parte da cultura e estão presentes no dia-a-dia de comunidades ribeirinhas. Entretanto, existem lendas e crenças relacionadas aos botos, que acabam colocando as diferentes espécies em perigo. Este trabalho teve como objetivo central desenvolver uma versão móvel de um jogo educativo para ser utilizado na educação e sensibilização de crianças de regiões onde há ocorrências da presença do boto.. A existência de uma versão móvel do jogo torna sua distribuição mais fácil e aumenta seu alcance, não se limitando apenas ao uso em sala de aula. O jogo, intitulado Jogo do Boto apresenta conhecimentos gerais sobre a vida do boto e promove sensibilização ambiental sobre a cultura amazônica. O aplicativo foi desenvolvido utilizando o motor de jogo Unity e foi elaborado um Short Game Design Document for Digital Educational Games (SGDDEdu), com a descrição da jogabilidade e dos elementos essenciais de um jogo. O modelo metodológico utilizado para desenvolvimento do jogo é um modelo iterativo, que reúne as características positivas de diferentes modelos de desenvolvimento e design de jogos, a fim de entregar um jogo de qualidade, seguindo as melhores práticas existentes. Foram realizados testes de funcionalidades e qualidade do software, os defeitos encontrados durante a realização dos testes foram corrigidos e melhorias de usabilidade foram realizadas, com o propósito de melhorar a experiência do jogador. O jogo mostrou-se uma ferramenta capaz de transmitir conhecimento, de maneira lúdica e divertida, trazendo informações reais sobre os botos, com o intuito de aliar o conhecimento ecológico local e o conhecimento científico, construindo um senso de conservação e valorização da fauna, da flora e do meio ambiente.
Abstract: The river dolphins are animals found in rivers of the Amazon region and are part of the culture and are present in the day-to-day lives of riverside communities. However, there are legends and beliefs related to river dolphins, which end up putting its different species in danger. This work aimed to develop a mobile version of an educational game to be used in the education and awareness of children from riverside areas, where the presence of river dolphins is common. The existence of a mobile version of the game makes its distribution easier and increases its reach, making it possible to be used outside the classrooms. The game, titled Jogo do Boto presents general knowledge about the life of the river dolphin and promotes environmental awareness about the Amazonian culture. The application was developed using the Unity game engine and a Short Game Design Document for Digital Educational Games (SGDDEdu) was elaborated, describing the gameplay and essential elements of the game. The methodological model used to develop the game is an interactive model that brings together the positive characteristics of different game development and design models to deliver a quality game, following the best existing practices. Software quality and functionality tests were performed, the defects found during the tests were corrected and usability improvements were made, to improve the player's experience. The game proved to be a tool capable of transmitting knowledge, in a playful and fun way, bringing real information about the river dolphins, with the goal of allying local ecological knowledge with scientific knowledge, developing a sense of conservation and appreciation of fauna, flora and the environment.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
Palavras-chave: Jogos educativos
Jogo mobile
Desenvolvimento de jogo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Faculdade de Computação - FC/ICEN

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