El profesor como agente motivador en las clases de español como lengua extranjera

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

08-07-2019

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

AIRES, Ivo dos Santos. El profesor como agente motivador en las clases de español como lengua extranjera. Orientadora: Francelina Barreto de Abreu. 2019. 38 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Espanhola) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2312. Acesso em:.
O presente artigo se propõe a analisar a importância da atuação do professor como um agente motivador nas aulas de espanhol como língua estrangeira. Para isso, primeiramente realizamos uma pesquisa bibliográfica buscando escolher autores que discutem a motivação como sendo uma ação pedagógica, estudos que buscam estimular a aprendizagem dos alunos. Em seguida, partimos para uma pesquisa qualitativa. A coleta de dados foi feita mediante observações das aulas, aplicação de um questionário direcionado aos alunos para sabermos a opinião deles a respeito das aulas de espanhol que eles vivenciam e através de quatro atividades didático-pedagógicas que exploraram o aspecto motivacional do momento da prática educativa. A partir desta pesquisa foi possível constatar que, no que diz respeito à motivação dos alunos para aprender espanhol, estes consideram as aulas pouco atraentes por conta de que a prática pedagógica exercida em sala de aula muito pouco tinha a ver com uma proposta de ensino que realmente visasse a aprendizagem fluente da língua espanhola, o que ocasiona uma representação negativa dos próprios estudantes quanto ao próprio desempenho em sala de aula.

CNPq

CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO

Palavras-chave

Agente motivador
Estimular
Aprendizaje
Desempeño
Aprendizagem
Desempenho

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI