Curso de Língua Espanhola - CABAE
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Traducción comentada y anotada de la leyenda de la chicha, de Jenaro Herrera(2023-12-14) SANTOS, William Andrade dos; NASCIMENTO, Lilian Cristina Barata Pereira; http://lattes.cnpq.br/8988695521604964; https://orcid.org/0000-0003-3587-849XTrabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Salud y educación: el nivel de exigencias y la salud mental de algunos estudiantes de grado en letras Lengua Española 2020 de la Universidad Federal del Pará, campus de Abaetetuba(2024-09-11) RODRIGUES, Marisa Dias; RIBEIRO, Márcio de Abreu; http://lattes.cnpq.br/6362089190344124Este artigo está localizado na área de educação e saúde, que apresentará o nível de exigência e saúde mental de alguns alunos do curso de Letras da Língua Espanhola 2020 da Universidade Federal do Pará, campus Abaetetuba. A justificação da investigação foi dada a partir das observações de alguns alunos do grupo Espanhol 2020 que manifestaram a sua insatisfação com o nível de exigência em determinadas disciplinas, o que teve um impacto negativo na sua saúde mental. A metodologia da pesquisa é classificada como de natureza bibliográfica, com informações extraídas de livros, artigos científicos e sites; além de pesquisa de campo online por meio de questionário no Google Forms. Para o referencial teórico foram selecionados textos de autores como Silva Filho (2007), que discute problemas de saúde mental que podem comprometer o desempenho acadêmico dos estudantes, bem como Santos (2000), que retrata os comportamentos de risco dos estudantes do ensino superior, Almeida Filho (1999), com a discussão do período de transição que o universitário passa ao ingressar na universidade e Gomes (2008), que trata da definição e dos conceitos de saúde mental. Os resultados da pesquisa indicam que os estudantes que conseguem superar as dificuldades que enfrentam na transição do ensino básico para o ensino superior geralmente chegam com a saúde mental gravemente comprometida, pois enfrentam diversos problemas ao longo da carreira acadêmica, o que muitas vezes não recebe o devido. atenção necessária, impactando negativamente no seu nível de aprendizagem e gerando desmotivação, além de outros problemas de saúde mental entre esses estudantes do ensino superior.Trabalho de Curso - Graduação - Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) La opresión de la mujer en la casa de Bernarda Alba(2023-12-15) CARDOSO, Mirian MoraesTrabalho de Curso - Graduação - Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Teatro y educación: aportes para la enseñanza de la Lengua Española(2023-12-14) SANTOS, Alice de Nazaré Silva dosTrabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El uso de la metodología activa: propuestas de actividades con juego lúdico de la memória utilizando los léxicos de los colores, frutas y animales para alumnos del 6º año de la enseñanza primaria y 1º año de la enseñanza media de la educación básica(2024-07-12) SANTOS, Tanayara Lobato dos; RIBEIRO, Márcio de Abreu; http://lattes.cnpq.br/6362089190344124O presente artigo faz uma abordagem sobre a utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, que apresentará uma proposta de intervenção pedagógica utilizando o vocabulário das cores, frutas e animais por meio de atividades com jogos lúdicos nas aulas de espanhol. O trabalho se justifica a partir das observações realizadas durante as práticas supervisionadas I e II nas escolas Terezinha de Jesus Ferreira Lima e São Francisco Xavier, na cidade de Abaetetuba-Pa. Neste sentido, o artigo tem como objetivo geral estimular, contribuir e salientar a importância das metodologias ativas com jogos lúdicos, os objetivos específicos visam desenvolver atividades que promovam a proatividade e as competências dos alunos em aula através do jogo da memória, envolvendo os alunos de forma mais ativa na sua própria aprendizagem, estimulando a criatividade, a sua colaboração e autonomia. A metodologia da pesquisa é de natureza bibliográfica, com informações extraídas de artigos científicos e blogs. Para o referencial teórico foram selecionados textos de autores como Araújo (2015), Cambi (1999), Freire (1999 e 2006), Barbosa e Moura (2013), Pimenta (2002) que se referem aos primeiros indícios da metodologia ativa. Os resultados da pesquisa apontam que através das metodologias ativas utilizando os jogos lúdicos com o jogo da memória, podem ajudar os alunos a desenvolver, e aperfeiçoar suas habilidades de memorização, tornando-se assim, o aprendizado mais divertido e motivador. Além disso, ao aumentar o empenho do estudante nas atividades e no processo de aprendizagem, estimula-se a criatividade e incentiva-se- lhes a pensar de forma mais ampla e assim explorar diferentes possibilidades.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Tecnologías y educación: el uso de la aplicación duolingo escuela en el celular como propuesta de complemento curricular tradicional para profesores de Español LE(2024-07-12) GONÇALVES, Paola Belo; RIBEIRO, Márcio de Abreu; http://lattes.cnpq.br/6362089190344124Esta pesquisa está inserida na área de ensino e aprendizagem e busca refletir sobre os avanços das tecnologias na educação e no uso do telefone celular como ferramenta educacional, Também investiga suas vantagens e desvantagens dentro das classes, Ou como uma reflexão sobre o uso do aplicativo Duolingo como uma ferramenta metodológica para amenizar esses distúrbios que o celular pode gerar na educação. O estudo justifica-se pela flexibilidade, motivação e personalização da aprendizagem que a aplicação inserida no telefone pode oferecer para o aluno e professor dentro e fora da sala de aula. Assim, o objetivo geral é a utilização de Duolingo para a escola como uma forma de amenizar o uso indevido do celular na sala de aula, E usá-lo como uma forma estratégica para ajudar os educadores a rever seus conhecimentos da língua espanhola. Já os objetivos específicos são: gerar interação nas aulas, promover o autodidatismo e complementar o currículo tradicional. Na metodologia, utilizou-se a abordagem bibliográfica e qualitativa. A contribuição teórica tem como autores principais José Moran (2007, 2017, 2018), Renato Soffner (2013), Maria Moraes (1997), e outros que ajudaram a desenvolver o tema proposto. Os resultados evidenciam a evolução das tecnologias na educação até a atual era dos celulares. Além disso, demonstrou se a importância de incluir uma metodologia eficaz para atenuar as desvantagens que o telefone móvel pode causar no ambiente escolar, Para que o aplicativo seja usado de forma consistente e responsável, contribui significativamente para a integração do telefone nas aulas, fazendo com que os alunos se comprometam, Usando seus telefones celulares de uma forma dinâmica e atraente, favorecendo sua criatividade através da aprendizagem ativa.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La literatura en la clase de ELE: el libro “Tablón” como propuesta para el uso de leyendas Amazónicas en la enseñanza del Español a estudiantes de primaria en la ciudad de Abaetetuba-PA(2024-06-27) PANTOJA, Salomão Nascimento; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778; https://orcid.org/0009-0009-0971-1662Ensinar é ir além das possibilidades, é criar novos mundos para que os alunos possam conhecer as múltiplas maneiras de aprender. Partindo desse pensamento, o objetivo deste estudo é apresentar uma proposta de ensino de espanhol, direcionada a alunos do 8º ano do ensino fundamental II, desenhada a partir da utilização de lendas amazônicas que foram criadas a partir da imaginação dos estudantes, processo que resultou na criação do livro Tablón. É importante mencionar que esta pesquisa foi realizada na turma do 8º ano 01, do turno da manhã, na escola pública E.E.E.F.M. Esmerina Bou-Habib, localizada na cidade de Abaetetuba-PA. Quanto ao seu caminho metodológico, a pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, bibliográfica e documental sobre a importância da literatura no ensino e na aprendizagem, conforme propõem Jouini (2008), Coelho (1986), Candido (2004) e outros; e contribui para o desenvolvimento dos aspectos das lendas, sob as teorias de Magaton e Marques (2001), Lacerda (2015), Machado (1994) e entre outros. Além disso, destaca-se a condução da atividade “Quem sou eu?”, que foi aplicada sob a criação das lendas, estimulando-os à leitura, interpretação textual e ao desenvolvimento cognitivo através de suas próprias produções literárias, a qual foi seguida por um questionário sobre o processo de produção do livro. Como resultado, constatou-se que o livro Tablón é uma proposta didática eficaz para o ensino do espanholTrabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La representación de la negritud y del prejuicio en la obra “Cartas a mi mamá de Teresa Cárdenas”(2024-06-27) SILVA, Elialda Farias; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778; https://orcid.org/0009-0009-0971-1662O objetivo deste trabalho é falar sobre a importância da obra Cartas para minha mãe como literatura negra e analisar a representação da negritude e do preconceito. Então, a ênfase nesta pesquisa é dar voz e visibilidade às autorias que falam da negritude e aos autores que defendem a literatura negra. Soma-se a isso o fato de a palavra “representação” ter se tornado conhecida por um público mais amplo, o que torna necessário perguntar quais identidades estariam representadas na literatura atual. Consequentemente, o corpus analítico trabalhado é a segunda edição da obra Cartas para minha mãe (1997). Esta pesquisa é de natureza qualitativa e contamos com o apoio de escritoras negras como Noémia de Sousa (1951), Teresa Cárdenas (1997), Munanga (2020), Paulette Nardal (2022). Os resultados demonstram a importância da literatura de autores negros e, principalmente, da obra de Teresa, numa produção literária amplamente dominada pela figura masculina, principalmente ao confirmar a representação da negritude e do preconceito em fragmentos de sua obra Cartas para minha mãe, o estudo também contribui para a avaliação da representação negra das produções literárias de autores negros na literatura latino-americana. Portanto, justificamos a realização deste estudo devido à relevância da temática da narrativa selecionada e da caracterização inovadora da personagem principal, a qual pode contribuir com a emancipação de jovens leitores.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Alfonsina Storni: Análisis de la representación de la mujer en los poemas capricho, tú me quieres blanca y bien pudiera ser(2024-06-27) RODRIGUES, Cássia Núbia Celso; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778; https://orcid.org/0009-0009-0971-1662O presente trabalho pertence a área da literatura e pretende analisar a representação da figura feminina nas composições poéticas Capricho, Tú me Quieres Blanca e Bien Pudiera Ser de Alfonsina Storni, o estudo será desenvolvido através de uma análise da escrita, do estilo e da forma da autora nos poemas em questão, incluindo a exposição de aspectos importantes na literatura e na poesia que contribuem para esta pesquisa. Por essa razão, o objetivo principal deste trabalho é analisar a representação da mulher nos poemas de Alfonsina Storni, contextualizando o período de sua produção, a fim de compreender a influência de suas visões sobre o papel da mulher na sociedade. Também examina os poemas de Alfonsina Storni e sua relevância na literatura latino-americana, além de identificar a voz poética feminina expressa nos poemas supracitados e descrever a representação e sua importância. Assim, a abordagem é de natureza qualitativa e bibliográfica para o conhecimento do objeto de estudo. Com base nisso, serão mencionadas as contribuições de Rocha (2013), Retamar (2020), Borges (1988), Paz; Stanton (1998), Beauvoir (2009), Bourdieu (2017), Martínez (1998) entre outros. Como resultado, foi possível perceber que a representação da mulher nos poemas de Alfonsina Storni contribui para um olhar mais crítico e reflexivo sobre o papel da mulher na sociedade desde a contribuição literária da autora, tendo em vista que a forma como ela expressa através da crítica sua experiência pessoal como mulher no contexto de sua época e a realidade que outras mulheres viviam.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Elemprende: una propuesta de cartilla didáctica para la enseñanza de E/LE con el uso de las herramientas digitales y/o educacionales Canva, Jamboard, Padlet y Quizlet.(2024-06-27) CARDOSO, Ana Claudia Barreto; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778; https://orcid.org/0009-0009-0971-1662Durante o processo de ensino de espanhol como língua estrangeira, é perceptível a dificuldade de muitos professores em conseguir manter um processo de ensino proveitoso durante as aulas. Com base nesta observação, o presente trabalho, visa discorrer sobre a construção e evolução de um material didático voltado para auxiliar professores no processo de aprendizagem de alunos do curso de língua espanhola. A elaboração dessa pesquisa se fez necessária para o enfrentamento dos desafios atuais, produzindo um recurso prático para auxiliar professores a atender as demandas de uma pratica educacional eficaz e dinâmica, promovendo atividades interativas. Além disso, incentivar a participação ativa de docentes e alunos, contribuindo para um aprendizado mais significativo, adaptado aos contextos contemporâneos. Assim sendo, o objetivo desta pesquisa é refletir e elaborar uma cartilha didática utilizando aplicativos digitais e/o educacionais como o Canva, Jamboard, Padlet e Quizlet no ensino de espanhol. Onde o propósito é facilitar o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas: falar, ouvir, ler e escrever. Destacar a importância do ensino do espanhol como língua estrangeira, assim como o papel das ferramentas, na melhoria do ensino do idioma. Neste trabalho, foi utilizada a metodologia de pesquisa descritiva para explorar o tema proposto. Essa metodologia nos permitiu observar e descrever com precisão os fenômenos analisados sem influenciá-los. Baseamo-nos em autores como Trujillo Sáez (2022), González Valencia (2015) e Lima (2023), entre outros, usando fontes secundárias/terciárias e combinando uma abordagem qualitativa/quantitativa. Durante o desenvolvimento descrevemos a estrutura, o conteúdo e as perspectivas da cartilha ELEmprende, avaliamos sua eficácia através da aplicação de um questionário semiestruturado, composto por 18 perguntas relacionadas a viabilidades da cartilha didática a professores de espanhol, os quais possuíam os mais variados graus de instrução, sendo eles graduados, mestres e doutores. Com isso, os resultados da pesquisa revelam que a cartilha conseguiu demonstrar relevância e interesse nos professores, além da qualidade das propostas e organização com a abordagem dos quatro aplicativos como facilitadores, abrindo novas possibilidades e oferecendo suporte prático e acessível para o ensino-aprendizagem do espanhol como língua estrangeira.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Variación linguistica: um estudio comparativo entre las expresiones idiomáticas y jergas de los países Chile y Argentina(2024-07-12) SANTOS, Amanda Gomes; RIBEIRO, Márcio de Abreu; http://lattes.cnpq.br/6362089190344124Esta pesquisa se concentra no campo da linguística, a qual faz um estudo comparativo das expressões idiomáticas e gírias do Chile e da Argentina, explorando suas semelhanças e diferenças culturais, históricas e sociais. Em primeiro lugar, este estudo se justifica por seu interesse acadêmico e cultural, já que as expressões idiomáticas facilitam uma comunicação mais efetiva e promovem a integração cultural entre os dois países. Além disso, a pesquisa é útil para estudantes de idiomas e para aqueles que desejam entender como a linguagem e as expressões idiomáticas refletem o contexto sociocultural de ambos os países, analisando seu uso em situações cotidianas. Portanto, o objetivo do artigo é comparar as 3 (três) expressões idiomáticas “pololo”, “pasarlo chancho” y “pasarla bomba”; y as 3 (três) gírias, que são: “taco”, “luca” y “curado(a)”, utilizadas no Chile e na Argentina e compreender suas semelhanças e diferenças, buscando identificar os aspectos culturais, históricos e sociais que influenciaram o surgimento e a evolução dessas expressões em ambos os países. A contribuição teórica se baseia nas principais obras de Saussure (2002), Orellana (2017), González (2015), Moreno Fernández (2010), Marta González (2015), entre outros, com o objetivo de compreender o contexto e a evolução dessas expressões ao longo do tempo. Quanto à metodologia, este trabalho é de caráter bibliográfico e qualitativo, o que permite uma análise exaustiva de diversas fontes escritas e digitais, demonstrando que as expressões idiomáticas são uma parte essencial de qualquer língua e refletem a cultura, as tradições e as formas de pensar de uma determinada comunidade linguística. Finalmente, os resultados destacam não só as semelhanças e diferenças nas expressões utilizadas, mas também as influências dos contextos históricos e sociais na formação das mesmas. Em conclusão, este trabalho contribui para o entendimento mais profundo das sutilezas linguísticas e culturais entre Chile e Argentina, promovendo ideias relevantes para estudos linguísticos e antropológicos na região.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La enseñanza del Español como lengua extranjera enfocada a alumnos(as) de la educación secundaria con discapacidad visual: una propuesta didáctica a través del juego de tablero “Más allá del arco iris”(2024-07-19) MOREIRA, Eraldo Alcantara; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778; https://orcid.org/0009-0009-0971-1662O presente trabalho centra-se no campo de estudo do ensino-aprendizagem de ELE e inclusão e tem como objetivo refletir o ensino do espanhol como língua estrangeira voltado para alunos da educação secundaria com deficiência visual, com vistas a expor uma proposta didática por meio do jogo de tabuleiro intitulado "Mas Allá del Arco Iris", aplicado para um aluno com deficiência visual. Na verdade, além disso, outros objetivos são discutir a deficiência visual, especificamente, a aprendizagem de E/LE, bem como, compreender a importância do brincar em sala de aula, expor aspectos da literatura através do gênero literário conto, conteúdos como humores e cores no idioma em questão. Assim, no que diz respeito à metodologia do trabalho, foi realizada uma revisão bibliográfica utilizando autores como Freire (1987), Pedraza Jiménez (1996), Vigotski (1997), Gil (2000), Cortázar (2006), Albaladejo García (2007), Nunes e Lomônaco (2010), Vitores (2022), entre outros, além de uma análise qualitativa e uma pesquisa de campo onde buscamos observar, aplicar e analisar o jogo aplicado a um aluno com 1 Aluno de la carrera de Letras- Español (UFPA) Universidade Federal do Pará- Campus Universitario de Abaetetuba. Correo electrónico: alcantaraheraldo20@gmail.com 2 Mestra em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES- UFPA). Profesora de la carrera de Letras – Licenciatura en Lengua Española, Faculdade de Ciências da Linguagem da UFPA –Campus Universitario de Abaetetuba. Correo electrónico: mariajoselima@ufpa.br 8 deficiência visual da Escola Santa Luzia no Algodoal bairro, município de Abaetetuba-PA. Ressalta-se que, logo após a aplicação do questionário de 12 perguntas seguiu-se a resposta do participante sobre o potencial da proposta do jogo. Assim, como resultados, a pesquisa revelou que a proposta apresentada é muito relevante pois favorece o desenvolvimento do ensino de espanhol como língua estrangeira de forma interativa, criativa e lúdica, o que proporciona aprendizagem e uma contribuição para os estudos de ELE para alunos deficiência visual.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) “Acuerdadate de mí”: una propuesta de actividade con juego de tablero para clases de E/LE con enfoque intercultural entre México y Brasil(2024-07-12) SARGES, Gabriela de Jesus Gonçalves de; RIBEIRO, Márcio de Abreu; http://lattes.cnpq.br/6362089190344124Essa investigação centra-se na área do ensino aprendizagem, isso pois, apresenta uma proposta com jogo de tabuleiro para a utilização de professores e alunos com a intenção de trabalhar o processo da interculturalidade entre México e Brasil. Para tanto, a interculturalidade é um marco no estudo de línguas estrangeiras, isso porque para estudar-se a um outro idioma há que conhecer-se os costumes e tradições que cercam os falantes nativos dessa língua meta, assim como, a cultura deles, observando a estes fatos, nossa investigação se justifica no interesse em expandir os estudos interculturais junto ao idioma hispano no Brasil, somando a isso buscamos enfatizar a importância dos jogos lúdicos, em especifico os jogos de tabuleiro, como uma ferramenta estratégica para o professores utilizarem em suas aulas. Com esse olhar, o objetivo desse trabalho é fomentar a importância dos aspectos interculturais para o ensino do espanhol como língua estrangeira, enfatizando a extrema relevância dos recursos lúdicos pedagógicos nesse processo. Nesse sentido, nossa metodologia de investigação contém uma abordagem de caráter bibliográfico e pesquisa de campo, assim como o aporte teórico que fundamenta essa pesquisa está centrada nos escritos de autores como Kraviski y Bergmann (2006), Candau (2012) Alsina (2004) y Chacón (2008). Os resultados apontam que nossa proposta de jogo de tabuleiro “Acuérdate de mí” é uma ferramenta que impulsiona o desenvolvimento do espanhol nos mais distintos níveis de aprendizagem, sendo um material inovador e incentivador para os professores e alunos. Por fim, com base no conteúdo desenvolvido e na análise da pesquisa sobre o jogo elaborado, concluímos então que os recursos lúdicos misturados ao dinamismo e a interculturalidade podem ser grandes precursores no desenvolvimento do espanhol nas escolas brasileiras.Trabalho de Curso - Graduação - Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Negación femenina em las hijas de Bernarda Alba(2023-12-15) SILVA, Eliton Pereira da; SANTOS, Estela Dayane Amaral dosTrabalho de Curso - Graduação - Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) El teatro como construcción de conocimiento em la enseñanza del Español(2023-12-14) COSTA, Joseli da Costa da; DIAS, Larissa BatistaTrabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Juego “Cruzando Fronteras”: una propuesta didáctica para trabajar la cultura de los países hispanoamericanos en las clases de E/LE(2023-12-19) PINHEIRO, Darilene Almeida; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778; https://orcid.org/0009-0009-0971-1662A cultura dos países latino-americanos é diferente e muito interessante, e a relação jogo/cultura pode promover o ensino da cultura da língua alvo. Assim, os jogos têm grande importância no âmbito educacional, pois através deles os alunos aprendem de forma divertida e interativa. Nesse sentido, a educação não pode ficar alheia a esta realidade, principalmente quando se trata da E/LE, que ao utilizar esta ferramenta no processo de ensino-aprendizagem, aproxima as aulas da realidade vivenciada pelos alunos e mostra o Brasil através do jogo “Cruzando Fronteiras”, permitindo assim que o aluno conheça a cultura dos países que estão ao nosso redor. Assim, os aspectos explorados são: comidas típicas, danças típicas, datas comemorativas, pontos turísticos e expressões idiomáticas. Cabe ressaltar que as fronteiras são as linhas que separam territórios geográficos dominados por diferentes grupos, ou seja, são as fronteiras que dividem um país de outro. A metodologia do trabalho consiste em uma revisão bibliográfica com foco na Cultura, em especial, utilizando os pensamentos de teóricos como Álvarez (2002) Bourdieu (2008) Candau (2003) Eagleton (2011), García, Escarbajal y Escarbajal (2007) Méndez (2000) Piaget (1971) Skopinskaja (2003) Vygotsky (1989), os PCN’s entre outros. Além da aplicação do jogo “Cruzando Fronteiras”,seguida de uma pesquisa que serviu para ver o que aprenderam na aula e com o jogo. Como resultado desta pesquisa tivemos uma aula muito proveitosa, os alunos ficaram muito curiosose demonstraram muito interesse em aprender o conteúdo e o jogo. Por fim, o objetivo do jogo foi alcançado porque os alunos aprenderam de forma dinâmica e divertida sobre a cultura dos países que conseguiram associar à sua, ampliando assim o seu conhecimento cultural.Trabalho de Curso - Graduação - Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Una mirada a la mujer española em La casa de Bernarda Alba(2023-12-15) SILVA, Paula Andressa Farias da; PINHEIRO, Tânia MonteiroTrabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La importancia de la leyenda en las clases de Español como LE(2016) CARDOSO, Edinaldo Negrão; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361O propósito desta pesquisa está baseado em analisar a importância da lenda na aula de língua espanhola como LE, uma vez que o interesse por este tema também se dá porque queremos estimular os alunos a conhecerem melhor as lendas por meio da aula de língua espanhola, apresentando para eles, propostas didáticas e, que se constituam significativas para sua aprendizagem, estimular leituras, escrita e discursões dos fatos sobrenaturais que são parte dos enredos destes textos, estimular pesquisas a de novas lendas, da região onde vivem os alunos. Por meio da leitura e discursão da lenda, os alunos poderão identificar traços que são referentes à sua cultura para, em seguida, estabelecer diversos diálogos em grupos. Espera-se que a partir das atividades desenvolvidas com elas, os alunos se identifiquem com a língua e se transformem em agentes pesquisadores de sua própria história e de seu próprio conhecimento, que ele tem e não sabem de onde se originam y como buscá-los. Este trabalho está apoiado como base teórica de alguns autores como Jonathan Culler (1999), Cámara Cascudo (1993), Thompson (1998), Geertz (2008), e outros. Esses que têm grande contribuição para o estudo de conceitos como, lenda, cultura e Literatura.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Las adaptaciones modernas de los cuentos de hadas como estratégia de aprendizaje en la enseñanza del Español como lengua extranjera(2016) MIRANDA, Lídia Costa; SOUZA, Denni Baia de; http://lattes.cnpq.br/5049645896623687A presente proposta é refletir sobre a melhor metodología para trabalhar com o texto literario, em especial o gênero conto de fadas em clases de Espanhol-Língua Estrangeira e suas variadas adaptações, que desenvolverão a interação e as competências básicas: Pensar, Raciocinar, Interpretar e Memorizar. O presente trabalho tem por objetivo avaliar como as adaptações dos contos de fadas podem funcionar como mediadores e motivadores no processo de ensino-aprendizagem do Espanhol. Apresentando possíveis atividades para melhorar as habilidades Oral e Leitora, em uma L2. Além de o professor poder abordar temas que retratam, conflitos internos e psicológicos como: Violência, Abandono, Rivalidade Fraterna, Desobediência, entre outros.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La música en la clase: un análisis del manual didáctico de Español de la enseñanza media(2018) FARIAS, Deuziane da Costa; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361Este artigo é alicerçado em um estudo de cunho bibliográfico, que apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar, refletir e demonstrar o uso e a abordagem da música presente no livro didático da escola pública que são utilizados nas aulas de espanhol, se permitem ou não um aumento significativo da capacidade de interpretação e criticidade dos alunos. Além de saber se a metodologia utilizada é capaz de estimular uma reflexão social e desenvolvimento intelectual dos mesmos. Para isso, utilizamos como corpus de estudo, a coleção "confluência" de livro didático de Língua Estrangeira Moderna: Espanhol, aprovado pelo PNLD/2016. Nesta pesquisa foi utilizado como base teórica, autores que discutiram a importância da abordagem e presença da música nas escolas, tais como: Paulo Freire (1992), Georges Snyder (1994), Marcia Faria (2001), Martins Ferreira (2010), Julia Hummes (2014), Marisa Fonterrada (2014), Assim como aqueles que se ocupam em desenvolver e discutir estratégias que contribua para formação de estudantes mais autônomos e verdadeiramente libertos, como, por exemplo: Paulo Freire (2009),Casemiro Campos (2012), entre outros. Bem como os documentos oficiais que institui a educação em língua espanhola e o ensino médio: LDBEN, PCNEM, PCN+, y PNLDEM. Após a pesquisa realizada nos três volumes da coleção "confluência" se concretizou a ideia de que a música é um produto cultural favorável ao desenvolvimento crítico, reflexivo e sócio intelectual dos estudantes de língua espanhola na sala de aula e na sociedade Além disto, sua presença nos livros didáticos do ensino médio, incentiva os alunos a prática e desenvolvimento de competências e habilidades fundamentais no processo de ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira, tais como: ouvir, falar, ler, escrever e traduzir.