Prática docente e o autismo: as barreiras enfrentadas pelos docentes em suas práticas pedagógicas na E.M.E.I.E.F profª Emília Gimennez, em Castanhal/PA

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

11-06-2019

Título(s) alternativo(s)

Teaching practice and autism: the barriers faced by teachers in their pedagogical practices at E.M.E.I.E.F Prof. Emília Gimennez, in Castanhal / PA

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

CORREA, Tassia Juliana dos Santos. Prática docente e o autismo: as barreiras enfrentadas pelos docentes em suas práticas pedagógicas na E.M.E.I.E.F profª Emília Gimennez, em Castanhal/PA. 2019. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2248. Acesso em:.
Este Trabalho de Curso (TCC), intitulado A Prática Docente e o Autismo: as barreiras enfrentadas pelos docentes em suas práticas pedagógicas, investigou as principais dificuldades enfrentadas pelos docentes, da Escola Municipal Emilia Gimennez em Castanhal. O estudo fundamentou-se em uma abordagem qualitativa, para a coleta de dados utilizou-se uma entrevista composta de doze questionamentos, direcionadas a professoras, mediadora e coordenadora que possuíam alunos autistas na sala de aula. Os dados foram analisados com base nos autores que vem discutindo a inclusão do aluno autista e a formação dos professores como Bosa (2006), Cunha (2014), Mantoan (2015), Silva(2013), Araújo (2012), e Delors (2003), dentre outros. Concluísse que a maior dificuldade encontrada pelos docentes é elaboração de atividade adaptadas, o que pode ser consequência da falta de formação continuada disponível pela Rede Municipal de Ensino. O estudo revela também que na maioria das vezes as atividades acabam excluindo os alunos autistas, por não estarem adequadas as suas necessidades. No entanto, mesmo com dificuldades, alguns docentes estão sempre buscando melhorar suas metodologias para minimizara as dificuldades do seu aluno, seja na comunicação, na interação social, na leitura ou na escrita. Porém, A pouca compreensão da maioria dos professores, acaba afetando o desenvolvimento dos seus alunos, o que pode contribuir para a não eficácia das metodologias utilizadas na sala de aula, o que nos leva a uma reflexão sobre a disponibilização de professores capacitados no município de Castanhal.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI