Por onde o mar passou: a relevância de se Musealizarin situ os Afloramentos Fossilíferos da praia do Atalaia, em Salinópolis - PA

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01-01-2014

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OLIVEIRA JUNIOR, Emanoel Fernandes de. Por onde o mar passou: a relevância de se Musealizarin situ os Afloramentos Fossilíferos da praia do Atalaia, em Salinópolis - PA. Orientadora: Sue Anne Regina Ferreira da Costa. 2014. 67 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Museologia) - Faculdade de Artes Visuais, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2240. Acesso em:.
Um dos grandes desafios para as nações contemporâneas é repensar modelos de desenvolvimento econômico e social a partir de suas próprias realidades, demanda cuja participação efetiva de diferentes atores é fator preponderante para seu sucesso.Nesse contexto, museus e patrimônio cultural se configuram como coadjuvantes na conformação de uma nova agência política, uma vez que se constituem como espaços de aprendizado e interação entre diferentes públicos. Partindo dessa premissa,o estudo em questão se propõe a analisar como o patrimônio fossilífero da Praia do Atalaia, município de Salinópolis, nordeste paraense, pode auxiliar no desenvolvimento da comunidade local. Encontrado em uma área de intensa atividade turística e expansão urbana, tal patrimônio é formado por afloramentos de rochas carbonáticas que pertencem à Formação Pirabas, unidade geológica que remonta há 23 milhões de anos atrás (Oligo-Mioceno) e cujo valor informacional é mencionadopela literatura científica desde o final do século XIX, mas ainda desconhecido por parte do grande público. Assim, a proposta de musealização in situ desse registro paleontológico se insere tanto no âmbito da conservação de sua capacidade documental quanto no da comunicação de sua importância junto àspessoas do redor, visando que tal espaço possa se constituir como área de diálogo entre a academia, com sua visão peculiar sobre o patrimônio, e a população, que possui maneiras distintas de apropriação do mesmo, de modo que uma gestão compartilhada do sítio possa ser pensada a partir de seu potencial pedagógico e econômico.

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