Museu da Universidade Federal do Pará: a interação do museu com o público escolar através da mediação cultural

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

01-01-2014

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

RODRIGUES, MAYRA DO SOCORRO DE ARAÚJO. Museu da Universidade Federal do Pará: a interação do museu com o público escolar através da mediação cultural. Orientadora: Isis de Melo Molinari Antunes. 2014. 81 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Museologia) - Faculdade de Artes Visuais, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2230. Acesso em:.
A pesquisa em questão analisa as relações que o público escolar pertencente ao ensino médio estabelece como Museu da Universidade Federal Pará (MUFPA) no momento da visitação, no qual o estudante entra em contato com as exposições e passa a ser orientado pelo mediador cultural. A partir destas premissas, foram utilizados procedimentos metodológicos que se referem a uma revisão bibliográfica baseada nos preceitos de Santos (2008), Marandino (2008), Cury (2005), entre outros, além da pesquisa de campo que possibilitou a observação, a investigação e o contato mais próximo do público visitante em análise. Neste sentido, procurou-se compreender o museu a partir dos preceitos da Nova Museologia, que o compreende enquanto um espaço relacional e educacional, constituindo um papel sociocultural relevante na sociedade e no qual o retorno do público passa a ser considerado de fundamental importância para o desenvolvimento de suas práticas. Para esta pesquisa, a mediação cultural em museus é considerada o objeto de estudo por possuir grande relevância dentro dos espaços museais, pois torna possível um contato mais próximo do público com o museu, servindo como fator estimulante para que os visitantes passem a visitar seus espaços com mais frequência.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI

Aparece na Coleção