Uma dança quebrada: o samba funkeado na CIA de Dança Cabanos em Belém do Pará

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01-01-2016

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TAVARES, Heloá Goes. Uma dança quebrada: o samba funkeado na CIA de Dança Cabanos em Belém do Pará. Orientadora: Ana Flávia Mendes Sapucahy. 2016. 49 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Dança) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1768. Acesso em:.
Esta pesquisa tem como objetivo compreender o processo de criação e inserção do Samba Funkeado. Conhecer a sua história, influências e a maneira como a mesma foi inserida na sociedade da dança de salão em Belém do Pará, a partir do trabalho desenvolvido pela Cia de Dança Cabanos. A metodologia utilizada aproxima-se da Etnopesquisa (MACEDO, 2004) com abordagem na técnica da observação participante (MYNAIO, 2007), onde o pesquisador se mantém em relação direta com seus interlocutores no local da pesquisa, levando em consideração o trabalho de campo realizado no tempo de dois anos, além de entrevista aberta. Algumas das questões norteadoras desta pesquisa são: Como aconteceu o processo de criação e inserção do Samba Funkeado? De que maneira se deu o processo de inserção do Samba Funkeado em Belém? Quais as influencias corporais e musicais do gênero? Como referenciais teóricos destacam-se: MACEDO, 2004; MYNAIO, 2012; SODRÉ, 1998; RODRIGUES, 2011; COSTA, 2012; IANITTELLI, 2004; CANCLINI, 2009; BIÃO, 2009. A análise aqui realizada aponta que o Samba Funkeado é uma vertente da dança de salão originada de mescla entre o samba e as danças de charme e se destaca pelo diferencial do corpo que dança, utilizando-se de movimentações básicas do Samba de Gafieira – com o “corporal” do Funkeado, e a criação de novos movimentos através de Jimmy de Oliveira. Uma dança “quebrada” que trabalha os breques do corpo e as pausas temporais da música. O desenvolvimento desta pesquisa deixou alguns resultados a serem citados, importantes aliados para o desenvolvimento metodológico da dança de modo geral, e principalmente para a dança de salão: a catalogação através de imagens e descrições de movimentações do Samba Funkeado, uma nova metodologia, e a utilização de um conceito peculiar para dar característica ao Samba Funkeado, a “dança quebrada”.

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