O uso do referencial teórico em teses de doutorado na área da ciência da informação: uma análise à luz da contribuição de pensadores selecionados

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

01-01-2017

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

COSTA, Marcos Oliveira da. O uso do referencial teórico em teses de doutorado na área da ciência da informação: uma análise à luz da contribuição de pensadores selecionados. 2017. 91 f. Trabalho de Curso (Graduação) – Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: <http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/95>. Acesso em:.
Disserta sobre a importância do marco teórico como fase basilar inerente ao desenvolvimento do trabalho acadêmico, baseado nos conceitos de teoria e teórico apontados pelo estudo. Tem por objetivo estudar as características relacionadas ao marco teórico por meio da criação de um índice teórico-metodológico para entender melhor o significado de marco teórico e dos aportes teóricos necessários a sua construção, assim como para contribuir nas construções de trabalho acadêmico em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Sobre os percursos metodológicos, a natureza da pesquisa é aplicada, sua definição se enquadra como pesquisa exploratória e descritiva, o caráter do estudo é qualitativo e o instrumento de coleta de dados selecionado foi o levantamento bibliográfico e o método utilizado foi o indutivo. Para a construção do índice foi feito uma análise nas teses de doutorado dos cursos de Ciência da Informação da UNESP Campus Marília e da UFMG, as duas universidades foram escolhidas por serem as mais bem avaliadas na última avaliação trienal feita pela CAPES. Após a analise dos resultados pode-se observar que nem todos os autores se configuram como teóricos e que o processo de desenvolvimento do marco teórico necessita de paradigmas teóricos. Com base nos resultados mencionados concluiu-se que o marco teórico é composto por um conjunto de etapas relacionadas entre si e que a escolha de teóricos e teorias são de suma importância em sua construção com o objetivo de embasar e nortear todas as etapas relativas ao trabalho acadêmico.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI