A importância do estudo do território das Comunidades Tradicionais Locais no Ensino fundamental II: uma experiência no 9ª ano da E.M.E.F Novo Tauari no Município de Ananindeua-Pa

Carregando...
Imagem de Miniatura

Tipo de Documento

Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização

Data

17-07-2025

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

CHAVES, Camila da Costa. A importância do estudo do território das Comunidades Tradicionais Locais no Ensino fundamental II: uma experiência no 9ª ano da E.M.E.F Novo Tauari no Município de Ananindeua-Pa. Orientador: Aluísio Fernandes da Silva Júnior. 2026. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Geografia) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2025. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/handle/prefix/9196. Acesso em:.
O presente trabalho tem como objetivo os saberes do 9ª ano da E.M.E.F Novo Tauari, sobre as Comunidades Tradicionais das regiões de Ilhas e do Quilombola do Abacatal no Município de Ananindeua-PA e sua importância, e introduzir um projeto de intervenção pedagogia a respeito do tema para os alunos das turmas A e B, e analisar a importância que o estudo teve para os alunos no componente curricular de Geografia. O território das Ilhas e do Abacatal engloba algumas Comunidades Tradicionais que são caracterizadas por sua cultura, economia, religião e costumes diversos. A metodologia adotada é qualitativa com base em pesquisas bibliográficas sobre a história das comunidades citadas, e de visita a escola em dois momentos. A pesquisa gerou a aplicação de um questionário e posteriormente uma aula a respeito das Comunidades Tradicionais das Ilhas e do Abacatal e a importância desse estudo. O resultado foi positivo para os alunos que se mostraram bastante interessados no programa Google Earth, de como analisar essas regiões com base nas funções do programa, também com o turismo que a região de ilhas proporciona, como opção de lazer, e também a respeito de uma comunidade quilombola estar em uma zona urbana tão próximo deles.

Fonte

Disponível na internet via Sagitta

Fonte URI