Marias passam na frente: relações com femininos e construção artística sobre uma identidade não-binária nas danças urbanas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Tipo de Documento

Trabalho de Curso - Graduação - Artigo

Data

16-09-2025

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

TRINDADE, Rafael Brito. Marias passam na frente: relações com femininos e construção artística sobre uma identidade não-binária nas danças urbanas. Orientadora: Lane Viana Krejcova; Coorientadora: Suzana de Sousa da Luz. 2025. 18 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Dança) – Faculdade de Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2025. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/handle/prefix/8874. Acesso em:.
Este artigo investiga como as relações com o feminino, tanto no âmbito familiar quanto religioso, contribuíram para a construção artística e corporal de uma pessoa não-binária praticante de danças urbanas. Utilizando a metodologia autoetnográfica, a pesquisa analisa as experiências pessoais da autora como artista não-binária, praticante de religião de matriz africana e inserida no contexto das danças urbanas em Belém do Pará. O estudo examina as intersecções entre gênero, espiritualidade e expressão artística, documentando experiências que podem servir como referência para artistas e pesquisadores. Os resultados revelam que as influências maternas familiares e espirituais proporcionaram um entendimento mais fluido de gênero, permitindo uma expressão artística que transcende binarismos tradicionais nas danças urbanas.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI

Aparece na Coleção